Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbma201306004
Revista Brasileira de Avaliação
Artigo Original

Avaliação Econômica do Programa Excelência em Gestão Educacional (projeto piloto)

Maria Carolina Nogueira Dias, Clarissa Gondim Teixeira

Downloads: 0
Views: 1135

Resumo

O programa “Excelência em Gestão Educacional” é uma iniciativa de formação continuada de gestão do trabalho pedagógico e de inserção do profissional “coordenador de pais” nas escolas, cuja função é favorecer vínculos entre família e instituição escolar por meio de visitas domiciliares. Como estratégia de gestão, optou-se por empregar diferentes abordagens avaliativas complementares: avaliação de processo e métodos mistos. Esse texto trata da parte quantitativa da avaliação de impacto, que mede o efeito do programa sobre o desempenho dos alunos nas notas de Língua Portuguesa e Matemática, usando dados do SARESP. Foram obtidos impactos positivos e significativos em algumas séries, portanto não generalizados, porém robustos aos métodos. A análise conjunta das avaliações permite concluir quais objetivos foram factíveis de serem concretizados e as hipóteses interpretativas contribuem para o amadurecimento do real alcance do programa, favorecendo ajustes oportunos.

Palavras-chave

Avaliação de impacto; Desempenho; Gestão escolar; Relação família-escola.

Referências

ABADIE,A., DRUKKER, D; IMBENS, G. Implementing matching estimators for average treatment effects in Stata. The Stata Journal. College Station, v.4, n.3, p.290-311, 2001.

Boyd, D. Grossman, P. Lankford, H. Loeb, S. Wyckoff, J. (2008) Teacher Preparation and Student Achievement. NBER Working Paper No. 14314, September 2008.

ROSENBAUM, P.R., RUBIN, D.B. The central role of the propensity score in observational studies for causal effects. Biometrika, Great Britain, v.70, n.1, p.41-55, 1983.

MENEZES-FILHO, N. Os Determinantes do Desempenho Escolar do Brasil. Instituto Futuro Brasil, Ibmec-SP e FEA-USP. Mimeo.

SOARES, T. TEIXEIRA, L. (2006) Efeito do Perfil do Diretor na Gestão Escolar sobre a Proficiência do Aluno. Fundação Carlos Chagas, Estudos em Avaliação Educacional, v. 17, n. 34, maio/ago, 2006.

TAVARES, P. (2012) Os impactos de práticas de gestão escolar sobre o desempenho educacional: evidências para escolas públicas paulistas. São Paulo School of Economics, working paper \7/2012, julho/2012.

5f43ff950e882556690d2b92 1598015026 Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections