Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbma201306004
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Artigo Original

Avaliação Econômica do Programa Excelência em Gestão Educacional (projeto piloto)

Maria Carolina Nogueira Dias, Clarissa Gondim Teixeira

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Resumo

O programa “Excelência em Gestão Educacional” é uma iniciativa de formação continuada de gestão do trabalho pedagógico e de inserção do profissional “coordenador de pais” nas escolas, cuja função é favorecer vínculos entre família e instituição escolar por meio de visitas domiciliares. Como estratégia de gestão, optou-se por empregar diferentes abordagens avaliativas complementares: avaliação de processo e métodos mistos. Esse texto trata da parte quantitativa da avaliação de impacto, que mede o efeito do programa sobre o desempenho dos alunos nas notas de Língua Portuguesa e Matemática, usando dados do SARESP. Foram obtidos impactos positivos e significativos em algumas séries, portanto não generalizados, porém robustos aos métodos. A análise conjunta das avaliações permite concluir quais objetivos foram factíveis de serem concretizados e as hipóteses interpretativas contribuem para o amadurecimento do real alcance do programa, favorecendo ajustes oportunos.

Palavras-chave

Avaliação de impacto; Desempenho; Gestão escolar; Relação família-escola.

Referências

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