Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbma201102002
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Artigo Original

O efeito da condicionalidade educação do Bolsa Família em Minas Gerais: uma avaliação por meio da PAD/MG

Murilo Cássio Xavier Fahel, Bruno Cabral França, Thais Moraes

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Resumo

O presente artigo discute os impactos do Programa Bolsa Família (PBF) sobre a matrícula escolar dos beneficiários entre 6 e 17 anos no estado de Minas Gerais. O método utilizado na investigação foi o “Propensity Score Matching”, que consiste na seleção e comparação de um grupo de controle e um grupo de tratamento que se diferenciam em relação às variáveis observáveis apenas no fato de receberem ou não o benefício. A pesquisa observou que o PBF de fato aumenta a matrícula escolar dos beneficiários, principalmente dos adolescentes entre 15 e 17 anos, dos negros, dos moradores da área rural e das crianças e jovens do sexo masculino - grupos tradicionalmente com maiores taxas de reprovação e abandono.

Palavras-chave

Programa Bolsa Família; Matrícula Escolar; Propensity Score Matching; Minas Gerais

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