Revista Brasileira de Avaliação
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Artigo original

Monitoramento e avaliação da Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia

Cibele Maria Garcia de Aguiar, Sergio Luiz Monteiro Salles-Filho, Sérgio Parreiras Pereira

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Resumo

A comunicação da Ciência e Tecnologia envolve muitos desafios e o monitoramento e avaliação de seus efeitos na sociedade está entre eles. A tecnologia possibilitou a abertura de canais dialógicos e a conversação nas redes digitais pode ser monitorada em tempo real. Todavia, falta um modelo capaz de fundamentar e orientar esse processo. Apresentamos nesse artigo o embasamento teórico e o caminho metodológico usado para o desenvolvimento de um modelo para o monitoramento e avaliação de programas de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (CPCT), realizada no ambiente digital, a partir da abordagem da Teoria da Mudança (TM). Defendemos que a TM é um caminho pertinente para a prospecção de uma cadeia lógica de resultados e impactos esperados, o que facilita a gestão das boas práticas de CPCT, sejam elas destinadas a informar, engajar ou tornar o conteúdo apropriável pela sociedade.

Palavras-chave

Avaliação de programas. Teoria da mudança. Indicadores. Comunicação pública de ciência e tecnologia.

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Submetido em:
11/05/2022

Aceito em:
22/09/2022

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