Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbaval202211028
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Artigo original

Desenvolvimento de instrumento de avaliação das aprendizagens na Educação Infantil

Camila Martins de Souza Silva, Alessandra Luzia de Rezende, Thais Isabely Catellan, Gabriela Dal Forno Martins, Daniel Domingues dos Santos

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Resumo

Apesar de a primeira infância ser reconhecida como etapa fundamental do desenvolvimento humano e alicerce para aprendizagens futuras, ainda são raras, no país, iniciativas de avaliação das aprendizagens ao final da Educação Infantil. Sendo assim, objetivou-se descrever o desenvolvimento do Instrumento de Avaliação das Aprendizagens na Primeira Infância (INAPI), que focaliza crianças de quatro a seis anos que frequentam a pré-escola. Realizou-se um estudo descritivo-exploratório que envolveu seis etapas: revisão exploratória da literatura; estudo da legislação nacional; estudo de instrumentos pertinentes; grupo de trabalho com especialistas; elaboração da taxonomia; e revisão aprofundada da literatura sobre os construtos que integram a taxonomia visando à construção das aprendizagens a serem avaliadas. Tais etapas possibilitaram a elaboração de um instrumento com potencial de ser utilizado em larga escala e, ao mesmo tempo, coerente com uma concepção de criança como sujeito ativo na aprendizagem, cujas forças motrizes principais são as brincadeiras e as interações.

Palavras-chave

Avaliação. Aprendizagem. Primeira infância. Educação infantil.

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Submetido em:
20/04/2022

Aceito em:
13/07/2022

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