Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbaval202211026
Revista Brasileira de Avaliação
Relato de experiência

Modelo lógico do projeto CRIA (Cultivate and Raise Infancy Awareness)

Brysa dos Santos Fernandes, Guilherme Irffi

Downloads: 0
Views: 1079

Resumo

O projeto CRIA é uma tecnologia social que tem como foco promover condições adequadas da maternidade e paternidade na primeira infância e, para isto, foca sua atuação na etapa anterior a fecundação, ou seja, compreende o período de -2 anos (24 meses antes do início da gestação) até +2 anos de idade das crianças. Visando contribuir com o projeto, este trabalho se dedica a construção do modelo lógico orientado por objetivos e, para isto, emprega-se o método do Modelo Ziel Orientierte Projekt Planung (ZOPP) para expor a informação de forma concisa e consistente par os agentes envolvidos no projeto. Ao construir o modelo lógico e as relações causais do Projeto CRIA – IPTI (Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação), o artigo contribui para o monitoramento e implementação das ações e atividades e, ainda, para o alcance de produtos e resultados, além de auxiliar o planejamento da avaliação de impacto.

Palavras-chave

Primeira Infância. Projeto CRIA – IPTI. Modelo Lógico. Método ZOPP

Referências

Azza Abul-Fadl; Kaushambi Bagchi; Leila Cheikh Ismail. (2010). Practices in child growth monitoring in the countries of the Eastern Mediterranean Region/Pratiques en termes de suivi de la croissance des enfants dans les pays de la Région de la Méditerranée orientale. Eastern Mediterranean Health Journal, 16(2), 194-201. PMid:20799574. http://dx.doi.org/10.26719/2010.16.2.194

Alvarenga, Patrícia, Soares, Zelma Freitas, Sales, Paula Kleize Costa, & Anjos-Filho, Nilton Correia. (2020). Escolaridade materna e indicadores desenvolvimentais na criança: Mediação do conhecimento materno sobre o desenvolvimento infantil. PSICO, 51(1), 1-14. http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2020.1.31622

Aquino, Estela M. L., Heilborn, Maria Luiza, Knauth, Daniela, Bozon, Michel, Almeida, Maria da Conceição, Araújo, Jenny, & Menezes, Greice. (2003). Adolescência e reprodução no Brasil: A heterogeneidade dos perfis sociais adolescence. Cadernos de Saude Publica, 19(Supl. 2), 377-388. http://dx.doi.org/10.1590/ S0102-311X2003000800019

Araujo, Viviane Maria Gomes de, Silva, Juliana Santana da, Silva, Carolina Luiza Bezerra, & Costa, Maria do Socorro de Oliveira. (2021). Factors associated with neonatal death among adolescent mothers. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, 21(3), 805-815. http://dx.doi.org/10.1590/1806-93042021000300005

Bagni, Ursula Viana, Luiz, Ronir Raggio, & Veiga, Gloria Valeria da. (2012). Distorções no diagnóstico nutricional de crianças relacionadas ao uso de múltiplas curvas de crescimento em um país em desenvolvimento. Revista Paulista de Pediatria: Orgao Oficial da Sociedade de Pediatria de Sao Paulo, 30(4), 544-552. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822012000400013

Banerjee, Anuja, Sen, Soumendu, Khan, Junaid, Pal, Manoranjan, & Bharati, Premananda. (2022). Decadal change in the association between the status of young mother’s Body Mass Index and anaemia with child low birth weight in India. BMC Pregnancy and Childbirth, 22(1), 147. PMid:35193534. http://dx.doi. org/10.1186/s12884-022-04486-5

Becker, Gary S, & Lewis, Gregg. (1973). On the interaction between quantity and quality of children. Journal of Political Economy, 81(2), 279-288. http://dx.doi.org/10.1086/260166

Bluma, Susan M., Shearer, M. S., Frohman, A. H., & Hilliard, J. M. (1978). Guía portage de educación preescolar. Portage, Wisconsin: Cooperative Educational Service Agency 12.

Bradley, Robert H., Caldwell, Bettye M., Rock, Stephen L., Hamrick, Holly M., & Harris, Pandia. (1988). Home observation for measurement of the environment: Development of a home inventory for use with families having children 6 to 10 years old. Contemporary Educational Psychology, 13(1), 58-71. http:// dx.doi.org/10.1016/0361-476X(88)90006-9

Brasil. Ministério da Cidadania. (2022). Criança Feliz. Recuperado em 3 de abril de 2022, de https://www. gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/crianca-feliz

Cassiolato, Martha, & Gueresi, Simone. (2010). Como elaborar Modelo Lógico de programa: um roteiro para formular programas e organizar avaliação. Brasília, SP: IPEA.

Corona, Ligiana Pires, & Conde, Wolney Lisboa. (2013). The effect of breastfeeding in body composition of young children. Journal of Human Growth and Development, 23(3), 276-281. http://dx.doi.org/10.7322/ jhgd.69500

Costa, Ana Cleide Mineu, Oliveira, Bruno Luciano Carneiro Alves de, & Alves, Maria Teresa Seabra Soares de Britto . (2021). Prevalence and factors associated with unplanned pregnancy in a Brazilian capital in the Northeast. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, 21(2), 461-471. http://dx.doi.org/10.1590/1806- 93042021000200007

John L. Cox; Janice Miner Holden, & Sagovsky, R. (1987). Detection of postnatal depression. The British Journal of Psychiatry, 150(6), 782-786. PMid:3651732. http://dx.doi.org/10.1192/bjp.150.6.782

Cox, John L., Chapman, Gail, Murray, Declan, & Jones, Peter. (1996). Validation of the Edinburgh postnatal depression scale (EPDS) in non- postnatal women. Journal of Affective Disorders, 39(3), 185-189. PMid:8856422. http://dx.doi.org/10.1016/0165-0327(96)00008-0

Cruz, Edson Junior Silva da, Cavalcante, Lilia Iêda Chaves, & Pedroso, Janari da Silva. (2014). Inventário do conhecimento do desenvolvimento infantil: Estudo com mães de crianças em acolhimento institucional. Revista da SPAGESP, 15(1), 49-63.

Cruz, Orlanda, Abreu-Lima, Isabel, Barros, Sílvia, Costa, Patrícia, & Pacheco, Cátia. (2011). A Escala de avaliação do ambiente familiar: Comparação dos resultados observados com três versões da HOME. In Actas do VIII congresso iberoamericano de avaliação/evaluación psicológica e XV conferência internacional avaliação psicológica: formas e contextos (pp. 1507-1519). Recuperado em 3 de abril de 2022, de https:// repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/57255/2/85886.pdf

Cunha, Antonio Jose Ledo Alves da, Leite, Álvaro Jorge Madeiro, & Almeida, Isabela Saraiva de. (2015). Atuação do pediatra nos primeiros mil dias da criança: A busca pela nutrição e desenvolvimento saudáveis. The Journal of Pediatrics, 91(6), 44-51.

Diniz, Eva, & Koller, Silvia Helena. (2011). Ser adolescente e ser pai/mãe: Gravidez adolescente em uma amostra brasileira. Estudos de Psicologia, 18(3), 447-455.

Freitas, Gisleine Vaz Scavacini de, & Botega, Neury José. (2002). Gravidez na adolescência: Prevalência de depressão, ansiedade e ideação suicida. Revista da Associação Médica Brasileira, 48(3), 245-249. PMid:12353110. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302002000300039

Gama, Silvana Granado Nogueira da, Szwarcwald, Célia Landmann, & Leal, Maria do Carmo. (2002). Experiência de gravidez na adolescência, fatores associados e resultados perinatais entre puérperas de baixa renda. Cadernos de Saude Publica, 18(1), 153-161. PMid:11910434. http://dx.doi.org/10.1590/ S0102-311X2002000100016

Graça, Patrícia Roberto de Meireles. (2013). Aferição para a população portuguesa da Escala de Desenvolvimento: Ages & Stages Questionnaires (ASQ-3) dos 30 aos 60 meses (Tese de Doutorado). Universidade do Minho, Instituto de Educação, Portugal.

Helming, Stefan, & Göbel, Michael. (1998). ZOPP Planejamento de Projetos Orientado por Objetivos: Um guia de Orientaçao para o Planejamento de Projetos Novos e em Andamento. Eschborn, Alemania: Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit (GTZ) GmbH.

Kuhn, Lena, Liu, Chengfang, Wang, Tianyi, & Luo, Renfu. (2021). Home environment and early development of rural children: Evidence from guizhou province in china. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(11), 6121. PMid:34204071. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph18116121

Laranjeira, Rita, & Serrano, Ana. (2017). Perceção de profissionais e de pais acerca do Ages & Stages Questionnaires (ASQ-PT). Revista de Estudios e Investigación En Psicología y Educación, 11, 179-183. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.2735

León, María José, & Olhaberry, Marcia. (2020). Triadic interactions, parental reflective functioning, and early social-emotional difficulties. Infant Mental Health Journal, 41(4), 431-444. PMid:32057127. http:// dx.doi.org/10.1002/imhj.21844

Li, Jie, Imam, Syeda Zerin, Jing, Zhengyue, Wang, Yi, & Zhou, Chengchao. (2021). Suicide attempt and its associated factors amongst women who were pregnant as adolescents in Bangladesh: A cross-sectional study. Reproductive Health, 18(1), 71. PMid:33789699. http://dx.doi.org/10.1186/s12978-021-01127-6

Lima, Marlise de Oliveira Pimentel, Tsunechiro, Maria Alice, Bonadio, Isabel Cristina, & Murata, Marcella. (2017). Sintomas depressivos na gestação e fatores associados: Estudo longitudinal. Acta Paulista de Enfermagem, 30(1), 39-46. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700007

Luyten, Patrick, Nijssens, Liesbet, Fonagy, Peter, & Mayes, Linda C. (2017). Parental reflective functioning: Theory, research, and clinical applications. The Psychoanalytic Study of the Child, 70(1), 174-199. http:// dx.doi.org/10.1080/00797308.2016.1277901

Maas, Nathalia Matties, Mendoza-Sassi, Raul Andres, Meucci, Rodrigo Dalke, & Cesar, Juraci Almeida. (2020). Food insecurity in rural families in the extreme South of Brazil. Ciencia & Saude Coletiva, 25(7), 2605-2614. PMid:32667544. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020257.26402018

MacPhee, David. (1981). Knowledge of infant development inventory. Detroit/USA: Educational Testing Service.

Magalhães, Maria de Lourdes Caltabiano, Furtado, Felipe Magalhães, Nogueira, Marcelo Bezerra, Carvalho, Francisco Herlânio Costa, Almeida, Francisco Manuelito Lima de, Mattar, Rosiane, & Camano, Luiz. (2006). Gestação na adolescência precoce e tardia: Há diferença nos riscos obstétricos? Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, 28(8), 446-452.http://dx.doi.org/10.1590/S0100-72032006000800002

Matijasevich, Alicia, Munhoz, Tiago N., Tavares, Beatriz Franck, Barbosa, Ana Paula Pereira Neto, Silva, Diego Mello da, Abitante, Morgana Sonza, Dall’Agnol, Tatiane Abreu, & Santos, Iná S. (2014). Validation of the Edinburgh postnatal depression scale (EPDS) for screening of major depressive episode among adults from the general population. BMC Psychiatry, 14(1), 284. PMid:25293375. http://dx.doi.org/10.1186/ s12888-014-0284-x

Mazzucchelli, Trevor G., Hodges, Julie, Kane, Robert T., Sofronoff, Kate, Sanders, Matthew R., Einfeld, Stewart, Tonge, Bruce, & Gray, Kylie M. (2018). Parenting and family adjustment scales (PAFAS): Validation of a brief parent-report measure for use with families who have a child with a developmental disability. Research in Developmental Disabilities, 72, 140-151. PMid:29145013. http://dx.doi.org/10.1016/j. ridd.2017.10.011

Mejia, Anilena, Filus, Ania, Calam, Rachel, Morawska, Alina, & Sanders, Matthew R. (2015). Measuring parenting practices and family functioning with brief and simple instruments: Validation of the Spanish Version of the PAFAS. Child Psychiatry and Human Development, 46(3), 426-437. PMid:25098432. http:// dx.doi.org/10.1007/s10578-014-0483-1

Murta, Agnes Maria Gomes, Lessa, Angelina do Carmo, Santos, Antônio Sousa, Murta, Nadja Maria Gomes, & Cambraia, Rosana Passos. (2011). Cognição, motricidade, autocuidados, linguagem e socialização no desenvolvimento de crianças em creche. Journal of Human Growth and Development, 21(2), 220. http:// dx.doi.org/10.7322/jhgd.20010

Nobre-Lima, Luiza, Vale-Dias, Maria da Luz, Mendes, Tânia Vital, Mónico, Lisete, & MacPhee, David. (2014). The Portuguese version of the Knowledge of Infant Development Inventory-P (KIDI-P). European Journal of Developmental Psychology, 11(6), 740-745. http://dx.doi.org/10.1080/17405629.2014.929941

Nunes, Lucas Yukio Otsuka, Lemos, Daniel Campos Lopes, Ribas, Rodolfo De Castro Júnior, Behar, Cláudia Brandão, & Santos, Pedro Paulo Pires. (2019). Análise psicométrica da PANAS no Brasil. Ciencias Psicológicas (Montevideo), 13(1), 45-55. http://dx.doi.org/10.22235/cp.v13i1.1808

Organização Mundial da Saúde – OMS. (2018). Recomendações da OMS sobre atendimento pré-natal para uma experiência gestacional positiva: Resumo destaques e mensagens principais da recomendação global para atendimento pré-natal de rotina de 2016 da OMS. Recuperado em 3 de abril de 2022, de https://www.mcsprogram.org/wp-content/uploads/2018/07/ANCOverviewBrieferA4PG.pdf

Oyamada, Luiz Henrique, Mafra, Priscila Cordeiro, Meireles, Rânelly de Andrade, Guerreiro, Threicy Mayara Godinho, Caires Júnior, Miguel Olavo, & Silva, Fabiano Moreira da. (2014). Gravidez na adolescência e o risco para a gestante. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, 6(2), 38-45.

Pereira, Priscila Krauss, Lovisi, Giovanni Marcos, Lima, Lúcia Abelha, & Legay, Letícia Fortes. (2010). Complicações obstétricas, eventos estressantes, violência e depressão durante a gravidez em adolescentes atendidas em unidade básica de saúde. Archives of Clinical Psychiatry, 37(5), 216-222. http://dx.doi. org/10.1590/S0101-60832010000500006

Pires, Pedro, Filgueiras, Alberto, Ribas, Rodolfo, & Santana, Cristina. (2013). Positive and negative affect schedule: Psychometric properties for the Brazilian Portuguese version. The Spanish Journal of Psychology, 16, E58. PMid:24230921. http://dx.doi.org/10.1017/sjp.2013.60

Poblacion, Ana, Segall-Corrêa, Ana Maria, Cook, John, & Carrazedo Taddei, Jose Augusto de Aguiar (2021). Validity of a 2-item screening tool to identify families at risk for food insecurity in Brazil. Cadernos de Saude Publica, 37(6), e00132320. PMid:34190830. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00132320

Prietsch, Silvio Omar Macedo, González-Chica, David Alejandro, Cesar, Juraci A., & Mendoza-Sassi, Raúl Andrés. (2011). Gravidez não planejada no extremo Sul do Brasil: Prevalência e fatores associados. Cadernos de Saude Publica, 27(10), 1906-1916. PMid:22031195. http://dx.doi.org/10.1590/S0102- 311X2011001000004

Ribas Junior, Rodolfo de Castro, Moura, Maria Lucia Seidl de, & Bornstein, Marc H. (2007). Cognições maternas acerca da maternidade e do desenvolvimento humano: Uma contribuição ao estudo da psicologia parental. Journal of Human Growth and Development, 17(1), 104. http://dx.doi.org/10.7322/ jhgd.19819

Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim. (2009). O inventário portage operacionalizado e o desenvolvimento de bebês (Tese de Livre Docência). Universidade Estadual de São Paulo, Bauru.

Sanders, Matthew R., Morawska, Alina, Haslam, Divna M., Filus, Ania, & Fletcher, Renee. (2014). Parenting and Family Adjustment Scales (PAFAS): Validation of a brief parent-report measure for use in assessment of parenting skills and family relationships. Child Psychiatry and Human Development, 45(3), 255-272. PMid:23955254. http://dx.doi.org/10.1007/s10578-013-0397-3

Santos, Diane Fernandes dos, Bulhões, Thaynara Maria Pontes, Melo, Jéssica da Silva, Almeida, Thayse Gomes de, Trindade, Ruth França Cizino, & Vasconcelos, Eveline Lucena. (2020). Fatores socioeconômicos relacionados à gravidez na adolescência: Revisão integrativa de 2015 a 2019. Research, Society and Development, 9(10), e8359109156. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9156

Santos, Eduarda Emanuela Silva dos, Bernardino, Ítalo de Macedo, & Pedraza, Dixis Figueroa. (2021). Insegurança alimentar e nutricional de famílias usuárias da Estratégia Saúde da Família no interior da Paraíba. Cadernos Saúde Coletiva, 29(1), 110-121. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x202129010412

Santos, Iná S., Matijasevich, Alicia, Tavares, Beatriz Franck, Barros, Aluísio J. D., Botelho, Iara Picinini, Lapolli, Catherine, Magalhães, Pedro Vieira da Silva, Barbosa, Ana Paula Pereira Neto, & Barros, Fernando C. (2007). Validation of the Edinburgh Postnatal Depression Scale (EPDS) in a sample of mothers from the 2004 Pelotas Birth Cohort Study. Cadernos de Saude Publica, 23(11), 2577-2588. PMid:17952250. http:// dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2007001100005

Segabinazi, Joice Dickel, Zortea, Maxciel, Zanon, Cristian, Bandeira, Denise Ruschel, Giacomoni, Claudia Hofheinz, & Hutz, Claudio Simon. (2012). Escala de afetos positivos e negativos para adolescentes: Adaptação, normatização e evidências de validade. Avaliação Psicológica, 11(1), 1-12.

Segall-Corrêa, Ana Maria, & Marin-Leon, Letícia. (2009). A segurança alimentar no Brasil: Proposição e usos da escala brasileira de medida da insegurança alimentar (EBIA) de 2003 a 2009. Segurança Alimentar e Nutricional, 16(2), 1-19. http://dx.doi.org/10.20396/san.v16i2.8634782

Silva, Marta Angélica Iossi, Mello, Flávia Carvalho Malta de, Mello, Débora Falleiros de, Ferriani, Maria das Graças Carvalho, Sampaio, Julliane Messias Cordeiro, & Oliveira, Wanderlei Abadio de. (2014). Vulnerabilidade na saúde do adolescente: Questões contemporâneas. Ciencia & Saude Coletiva, 19(2), 619-627. PMid:24863838. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014192.22312012

Sousa, Raquel Alexandra Santos. (2020). Desafios na parentalidade em contexto de desvantagem económica e social: Funcionamento reflexivo parental, atribuições parentais e stress parental desafios na parentalidade em contexto de desvantagem económica e social (Tese de Mestrado). Universidade de Lisboa, Lisboa.

Sousa, Sarah Queiroga, Lôbo, Ianna Karolina Véras, Carvalho, Alice Teles de., & Vianna, Rodrigo Pinheiro de Toledo. (2019). Associação entre risco de transtornos mentais comuns e insegurança alimentar entre mães com filhos menores de um ano de idade. Ciencia & Saude Coletiva, 24(5), 1925-1934. PMid:31166525. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018245.17012017

Squires, Jane, Bricker, Diane, & Potter, LaWanda. (1997). Revision of a parent-completed developmental screening tool: Ages and stages questionnaires. Journal of Pediatric Psychology, 22(3), 313-328. PMid:9212550. http://dx.doi.org/10.1093/jpepsy/22.3.313

Teixeira, Maria de La Salete da Cunha, Lopes, Sónia, Graça, Patrícia, Serrano, Ana Maria, & Rockland, Adriano. (2010). Rastreio de desenvolvimento infantil: Estudo Exploratório do ASQ-2. Inclusão: Revista Da Educação Especial, 10, 85-100.

Tekoha. (2020, October 5). Marco lógico: o que é e para que serve em projetos socioambientais. Recuperado em 3 de abril de 2022, de https://www.redetekoha.com.br/marco-logico-o-que-e-e-para-que-serve-na-UNICEF. (2018).Trajetórias Plurais: Prátivas que contribuiem para a reducação da gravidez não intencional na adolescência. Recuperado em 11 de março de 2022, de, from https://www.unicef.org/brazil/media/3101/ file/Trajetorias_plurais.pdf

UNICEF. (2020). Empodera – Hoje Menina, Amanhã Mulher. Recuperado em 3 de abril de 2022, de https:// www.unicef.org/brazil/relatorios/empodera-hoje-menina-amanha-mulher

W.K. Kellogg Foundation. (2005). Logic Model Development Guide. Recuperado em 3 de abril de 2022, de https://www.naccho.org/uploads/downloadable-resources/Programs/Public-Health-Infrastructure/ KelloggLogicModelGuide_161122_162808.pdf Weiss, Carol H. (1998). Evaluation methods for studying programs and polices. Upper Saddle River, N.J: Prentice Hall, Second edi.

Whitaker, Daniel J., Miller, Kim S., May, David C., & Levin, Martin L. (1999). Teenage partners’ communication about sexual risk and condom use: The importance of parent-teenager discussions. Family Planning Perspectives, 31(3), 117-121. PMid:10379427. http://dx.doi.org/10.2307/2991693

World Health Organization – WHO. (1999). Implementation of resolutions and decisions Infant and young child nutrition: the WHO multicentre growth reference study. Recuperado em 3 de abril de 2022, de http:// apps.who.int/iris/handle/10665/79006?locale-attribute=es&mode=simple

Zanon, Cristian, Bastianello, Micheline Roat, Pacico, Juliana Cerentini, & Hutz, Claudio Simon. (2013). Desenvolvimento e validação de uma escala de afetos positivos e negativos. Psico-USF, 18(2), 193-202. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712013000200003


Submetido em:
20/04/2022

Aceito em:
28/07/2022

6303d1c8a9539532660b4712 rbaval Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections