Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbaval202211019
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Entrevista

Contribuições dos Indicadores de Qualidade da Educação para a melhoria da educação infantil: A experiência de São Paulo na gestão do prefeito Fernando Haddad. Entrevista com Maria Malta Campos

Ana Cláudia de Arruda Leite

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Resumo

A avaliação da educação é um campo relativamente recente no Brasil, que principia no contexto de redemocratização do país e ganha mais força e capilaridade no processo de construção dos Indicadores de Qualidade a partir dos anos 2000. Fruto de um processo participativo e democrático, que envolveu diversos pesquisadores e organizações governamentais e não-governamentais, o Indique (2004) foi um marco nas discussões sobre avaliação da educação, sendo amplamente distribuído pelo MEC e a UNICEF. Voltado ao Ensino Fundamental e Médio, a sua publicação deu origem à produção, também coletiva, dos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil. Tais documentos contribuíram de forma significativa para o aprofundamento da reflexão sobre a avaliação da Educação Básica no Brasil. Além disso, o Indique traz uma concepção inovadora na medida em que propõe uma autoavaliação participativa das unidades educacionais, o que favorece o engajamento da comunidade escolar na discussão sobre qualidade da oferta e fortalece a noção de educação como um direito, um bem público e uma coresponsabilidade de todos - Estado, sociedade e escola. De 2013 a 2016, na gestão do Prefeito Fernando Haddad na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação disseminou o Indique e sua aplicação em parte significativa da Educação Infantil, contemplando unidades da rede direta e conveniada das diferentes regiões da cidade. Nesta entrevista com a Profa Maria Malta Campos são explorados os desafios e conquistas dessa experiência, bem como a de se pesquisar e atuar no campo da avaliação da educação no Brasil.

Palavras-chave

Avaliação. Indicadores de Qualidade. Educação Infantil. Autoavaliação. Participação e Democracia.

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Submetido em:
21/06/2022

Aceito em:
23/06/2022

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