Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbaval202211018
Revista Brasileira de Avaliação
Artigo original

Projeto PIPAS: Monitoramento de indicadores do desenvolvimento na primeira infância

Maritsa Carla de Bortoli, Juliana Araujo Teixeira, Sonia Isoyama Venancio

Downloads: 10
Views: 1721

Resumo

Este artigo descreve o desenvolvimento do Projeto PIPAS – Primeira Infância para Adultos Saudáveis no estado do Ceará, apresenta indicadores baseados no Nurturing Care Framework (OMS/Unicef) e um plano de tradução do conhecimento visando apoiar processos de tomada de decisão. Realizou-se um inquérito em 16 municípios do Ceará na campanha de multivacinação de 2019 e definiram-se atores-chave e estratégias de difusão e disseminação dos resultados da pesquisa. Participaram do estudo 7017 crianças de 0-59 meses. A cobertura do pré-natal foi de 78%; 40% das crianças de 0-6 meses estavam em amamentação exclusiva; 63% foram engajadas em 4 ou mais atividades de estímulo; 65% das crianças de 0-3 anos não possuíam livros em casa e 84% dos cuidadores adotavam disciplinas punitivas. O plano de tradução do conhecimento foi implementado utilizando metodologias participativas. O Projeto PIPAS demonstrou grande potencial para apoiar a implementação de políticas de primeira infância no âmbito municipal.

Palavras-chave

Primeira infância. Desenvolvimento infantil. Indicadores. Monitoramento. Tradução do conhecimento.

Referências

Aram, Dorit, & Aviram, Sigalit. (2009). Mothers’ storybook reading and kindergartners’ socioemotional and literacy development. Reading Psychology, 30(2), 175-194. http://dx.doi.org/10.1080/02702710802275348

Barros, Aluísio J. D., & Ewerling, Fernanda. (2016). Early childhood development: A new challenge for the SDG era. The Lancet. Global Health, 4(12), e873-e874. PMid:27855856. http://dx.doi.org/10.1016/ S2214-109X(16)30298-4

Black, Maureen M., Walker, Susan P., Fernald, Lia C. H., Andersen, Christopher T., DiGirolamo, Ann M., Lu, Chunling, McCoy, Dana C., Fink, Günther, Shawar, Yusra R., Shiffman, Jeremy, Devercelli, Amanda E., Wodon, Quentin T., Vargas-Barón, Emily, & Grantham-McGregor, Sally. (2017). Early childhood development coming of age: Science through the life course. Lancet, 389(10064), 77-90. PMid:27717614. http://dx.doi. org/10.1016/S0140-6736(16)31389-7

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. (2011). Além da sobrevivência: Práticas integradas de atenção ao parto, benéficas para a nutrição e a saúde de mães e crianças. Brasília, DF: Ministério da Saúde. Recuperado em 15 de agosto de 2021, de https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alem_sobrevivencia_praticas_integradas_atencao.pdf

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. (2012). Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília, DF: Ministério da Saúde. Recuperado em 02 de março de 2022, de https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_pre_natal_baixo_risco.pdf

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. (2018). Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança: Orientações para implementação. Brasília, DF: Ministério da Saúde. Recuperado em 22 de janeiro de 2020, de https://portaldeboaspraticas. iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2018/07/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Atenção-Integral-à-Saúde-daCriança-PNAISC-Versão-Eletrônica.pdf

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. (2016). Síntese de evidências para políticas de saúde: Promovendo o desenvolvimento na primeira infância. Brasília, DF: Ministério da Saúde. Recuperado em 10 de agosto de 2019, de https:// bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sintese_evidencias_politicas_primeira_infancia.pdf

Buccini, Gabriela, Venancio, Sonia I, & Pérez-Escamilla, Rafael. (2021). Scaling up of Brazil’s Criança Feliz early childhood development program: An implementation science analysis. Annals of the New York Academy of Sciences, 1497(1), 57-73. PMid:33738809. http://dx.doi.org/10.1111/nyas.14589

Canadian Institutes of Health Research – CIHR. (2012). Guide to knowledge translation planning at CIHR: Integrated and end-of-grant approaches. Canadá: CIHR. Recuperado em 23 de abril de 2022, de https:// cihr-irsc.gc.ca/e/45321.html

Correia, Luciano L., Rocha, Hermano Alexandre Lima, Sudfeld, Christopher Robert, Rocha, Sabrina Gabriele Maia Oliveira, Leite, Álvaro Jorge Madeiro, Campos, Jocileide Sales, & Silva, Anamaria Cavalcante E. (2019). Prevalence and socioeconomic determinants of development delay among children in Ceara, Brazil: A population-based study. PLoS One, 14(11), e0215343. PMid:31689294. http://dx.doi.org/10.1371/journal. pone.0215343

Health Canada. (2017). Knowledge translation planner. Ottawa: Ministry of Health. Recuperado em 23 de abril de 2022, de https://www.canada.ca/content/dam/hc-sc/documents/corporate/about-health-canada/ reports-publications/grants-contributions/KT%20Planner-EN-2017-10-16.pdf

Macedo, Mayara A., Miguel, Paulo A. C., & Casarotto Filho, Nelson. (2015). A caracterização do design thinking como um modelo de inovação. Innovation & Management Review, 12(3), 157-182.

Madigan, Sheri, Browne, Dillon, Racine, Nicole, Mori, Camille, & Tough, Suzanne. (2019). Association between screen time and children’s performance on a developmental screening test. JAMA Pediatrics, 173(3), 244-250. PMid:30688984. http://dx.doi.org/10.1001/jamapediatrics.2018.5056

Mental Health Commission of Canada – MHCC. (2016). Innovation to implementation (I2I): A practical guide to knowledge translation in health care. Ottawa: Knowledge Exchange Centre. Recuperado em 15 de abril de 2022, de https://www.mhinnovation.net/resources/innovation-implementation-practical-guideknowledge-translation-health-care

Moore, Elizabeth R, Bergman, Nils, Anderson, Gene C, & Medley, Nancy. (2016). Early skin-to-skin contact for mothers and their healthy newborn infants. Cochrane Database of Systematic Reviews, 11(11), CD003519. PMid:27885658. http://dx.doi.org/10.1002/14651858.CD003519.pub4

Richter, Linda M., Daelmans, Bernadette, Lombardi, Joan, Heymann, Jody, Boo, Florencia L., Behrman, Jere R., Lu, Chunling, Lucas, Jane E., Perez-Escamilla, Rafael, Dua, Tarun, Bhutta, Zulfiqar A., Stenberg, Karin, Gertler, Paul, & Darmstadt, Gary L. (2017). Investing in the foundation of sustainable development: Pathways to scale up for early childhood development. Lancet, 389(10064), 103-118. PMid:27717610. http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(16)31698-1

Straus, Sharon E., Tetroe, Jacqueline, & Graham, Ian D. (2013). Knowledge translation: what it is and what is itsn’t. In Sharon E. Straus, Jacqueline Tetroe & Ian D. Graham (Eds.), Knowledge translation in health care (pp. 1-13). Hoboken: Wiley/BMJ Books. http://dx.doi.org/10.1002/9781118413555.ch01.

United Nations Children’s Fund – Unicef. Division of Data, Research and Policy. (2014). Hidden in plain sight: a statistical analysis of violence against children. New York: Unicef. Recuperado em 25 de abril de 2020, de https://data.unicef.org/resources/hidden-in-plain-sight-a-statistical-analysis-of-violence-against-children/

United Nations. (2015). Transforming our world: The 2030 agenda for sustainable development. New York: United Nations. Recuperado em 4 de abril de 2022, de https://sdgs.un.org/2030agenda United Nations. Department of Economic and Social Affairs. Statistics Division. (2005).

Household sample surveys in developing and transition countries. New York: United Nations. Recuperado em 22 de janeiro de 2020, de https://unstats.un.org/unsd/hhsurveys/pdf/household_surveys.pdf

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil. (2021). Aleitamento materno: Prevalência e práticas de aleitamento materno em crianças brasileiras menores de 2 anos (Relatório 4). Rio de Janeiro: UFRJ. Recuperado em 23 de abril de 2022, de https://enani.nutricao. ufrj.br/index.php/relatorios/

Venancio, Sonia I, Bortoli, Maritsa C, Frias, Paulo G, Giugliani, Elsa R, Alves, Claudia R, & Santos, Miriam O. (2020). Development and validation of an instrument for monitoring child development indicators. Jornal de Pediatria, 96(6), 778-789. PMid:31794693. http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2019.10.008

Venancio, Sonia I, Buccini, Gabriela S, Alves, Cláudia R L, Bortoli, Maritsa C, Bernal, Regina T I, Eickmann, Sophie H, Frias, Paulo G, Giugliani, Elsa R J, & Santos, Miriam O. (2021). Psychometric properties of the Child Development Assessment Questionnaire (QAD-PIPAS) for use in population studies involving Brazilian children aged 0–59 months.

Jornal de Pediatria, 97(6), 637-645. PMid:33626325. http://dx.doi. org/10.1016/j.jped.2021.01.003 Venancio, Sonia I., & Lisboa, Caroline C. Design Thinking como ferramenta de intervenção para mudança da prática assistencial na Atenção Integral à Saúde da Criança in Pesquisa participativa em saúde: Vertentes e veredas. São Paulo: Instituto de Saúde, 2018 p.335

Venancio, Sonia I., Teixeira, Juliana A., Bortoli, Maritsa C., & Bernal, Regina T. I. (2022). Factors associated with early childhood development in municipalities of Ceara, Brazil: A hierarchical model of contexts, environments, and nurturing care domains in a cross-sectional study. The Lancet Regional Health-Americas, 5, 100139. http://dx.doi.org/10.1016/j.lana.2021.100139

Weiner, Debra L., Balasubramaniam, Vivek, Shah, Shetal I., & Javier, Joyce R. (2020). COVID-19 impact on research, lessons learned from COVID-19 research, implications for pediatric research. Pediatric Research, 88(2), 148-150. PMid:32544922. http://dx.doi.org/10.1038/s41390-020-1006-3

World Health Organization – WHO. (2015). WHO statement on caesarean section rates. Geneva: WHO. Recuperado em 23 de abril de 2022, de https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/161442/ WHO_RHR_15.02_eng.pdf

World Health Organization – WHO. (2018). Nurturing care for early childhood development: A framework for helping children survive and thrive to transform health and human potential. Geneva:WHO. Recuperado em 23 de abril de 2022, de https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/272603/9789241514064-eng.pdf

World Health Organization – WHO. (2019). Nurturing care handbook: Strategic action 4 - Monitor progress: How to monitor populations, implementation, and individual children’s development. Geneva: WHO. Recuperado em 20 de abril de 2022, de https://nurturing-care.org/wp-content/uploads/2021/01/Nurturing_Care_ Handbook_05.pdf.

World Health Organization – WHO. (2021a). Evidence, policy, impact: WHO guide for evidence-informed decision-making. Geneva: WHO. Recuperado em 22 de abril de 2022, de https://apps.who.int/iris/ handle/10665/350994

World Health Organization – WHO. (2021b). Indicators for assessing infant and young child feeding practices: Definitions and measurement methods. Geneva: WHO; Unicef. Recuperado em 20 de abril de 2022, de https://www.who.int/publications/i/item/9789240018389


Submetido em:
04/05/2022

Aceito em:
28/06/2022

62d84fc5a9539539e44b9082 rbaval Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections