Revista Brasileira de Avaliação
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Artigo original

Projeto PIPAS: Monitoramento de indicadores do desenvolvimento na primeira infância

Maritsa Carla de Bortoli, Juliana Araujo Teixeira, Sonia Isoyama Venancio

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Resumo

Este artigo descreve o desenvolvimento do Projeto PIPAS – Primeira Infância para Adultos Saudáveis no estado do Ceará, apresenta indicadores baseados no Nurturing Care Framework (OMS/Unicef) e um plano de tradução do conhecimento visando apoiar processos de tomada de decisão. Realizou-se um inquérito em 16 municípios do Ceará na campanha de multivacinação de 2019 e definiram-se atores-chave e estratégias de difusão e disseminação dos resultados da pesquisa. Participaram do estudo 7017 crianças de 0-59 meses. A cobertura do pré-natal foi de 78%; 40% das crianças de 0-6 meses estavam em amamentação exclusiva; 63% foram engajadas em 4 ou mais atividades de estímulo; 65% das crianças de 0-3 anos não possuíam livros em casa e 84% dos cuidadores adotavam disciplinas punitivas. O plano de tradução do conhecimento foi implementado utilizando metodologias participativas. O Projeto PIPAS demonstrou grande potencial para apoiar a implementação de políticas de primeira infância no âmbito municipal.

Palavras-chave

Primeira infância. Desenvolvimento infantil. Indicadores. Monitoramento. Tradução do conhecimento.

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Submetido em:
04/05/2022

Aceito em:
28/06/2022

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