A metodologia de avaliação do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância
Vanessa Pancheri-Teixeira, Eduardo Marino, Gabriela Pluciennik, Marina Fragata Chicaro, Thomaz Kauark Chianca
Resumo
Este estudo analisa a metodologia desenvolvida para avaliar o Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, englobando desde a concepção, os testes iniciais e as abordagens avaliativas até a implementação em escala e a adaptação para uma metodologia altamente participativa. É feita uma reflexão crítica sobre os desafios e ganhos no desenvolvimento e na adaptação da metodologia bem como a contribuição para aprendizados e a mobilização em torno da causa da primeira infância através da promoção da diversidade, do empoderamento e da construção de autonomia social.
Palavras-chave
Referências
BetterEvaluation. (2020, março). Rubrics. Recuperado em 31 de março de 2022, de https://www. betterevaluation.org/en/evaluation-options/rubrics
Chianca, Thomaz Kauark. (2013a). Metodologia de avaliação do programa primeiríssima infância da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (Relatório técnico). São Paulo: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
Chianca, Thomaz Kauark. (2013b). Principais resultados da avaliação final (após 3 anos) do Projeto Local do Programa Primeiríssima Infância da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal em Itupeva (Relatório técnico). São Paulo: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
Davidson, E. Jane. (2005). Evaluation methodology basics: the nuts and bolts of sound evaluation. Thousand Oaks: Sage. http://dx.doi.org/10.4135/9781452230115.
Davidson, E. Jane. (2012). Tornar as avaliações estrategicamente práticas e relevantes. In Fundação Itaú Social, Fundação Roberto Marinho & Move (Orgs.), A relevância da avaliação para o investimento social privado. São Paulo, SP: Fundação Santillana.
Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal – FMCSV. (2013). O uso de métodos mistos na avaliação do Programa Primeiríssima Infância. In Fundação Itaú Social, Fundação Roberto Marinho, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal & Move (Orgs.). Avaliação para o investimento social privado: metodologias. São Paulo, SP: Fundação Santillana.
Marino, Eduardo, & Pluciennik, Gabriela Aratangy. (2014). Histórico e fundamentação teórica do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância. São Paulo: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
Marino, Eduardo, Harasawa, Ely, & Pluciennik, Gabriela. (2014). Dez passos para implementar um programa para a primeiríssima infância (1. ed., Coleção primeiríssima infância, Vol. 1) São Paulo: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Recuperado em 31 de março de 2022, de https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/biblioteca/ dez-passos-para-implementar-um-programa-de-primeirissima-infancia-v/.
Marino, Eduardo., & Chianca, Thomaz K. (2015). Avaliação participativa da atenção à primeiríssima infância. (2. ed., Coleção primeiríssima infância, Vol. 2). São Paulo: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Recuperado em 31 de março de 2022, de https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/biblioteca/avaliacao-participativa-deatencao-a-primeirissima-infancia-volume-2/?s=avalia%C3%A7%C3%A3o,participativa
Oakden, Judy. (2013). Evaluation rubrics: how to ensure transparent and clear assessment that respects diverse lines of evidence. Recuperado em 31 de março de 2022 de https://www.betterevaluation.org/ en/resource/example/rubrics-oakden.
Patton, Michael Quinn. (1996). Utilization focused-evaluation. Newbury Park, CA: Sage.
Scriven, Michael. (2007, fevereiro). Key evaluation checklist. Recuperado em 31 de março de 2022, de https:// wmich.edu/sites/default/files/attachments/u350/2014/key%20evaluation%20checklist.pdf
Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo – SES-SP. (2022). São Paulo pela primeiríssima infância. Recuperado em 06 de abril de 2022, de http://saude.sp.gov.br/ses/perfil/profissional-da-saude/areastecnicas-da-sessp/saude-da-crianca/sao-paulo-pela-primeirissima-infancia
Submetido em:
04/05/2022
Aceito em:
24/06/2022