Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbaval202211009
Revista Brasileira de Avaliação
Entrevista

“Avaliação de Impacto e de Processo do Programa Criança Feliz – Desafios e aprendizados com a implementação do estudo”. Uma entrevista com Cesar Victora, Professor Emérito de Epidemiologia na Universidade Federal de Pelotas"

Eduardo Marino

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Resumo

O Programa Criança Feliz (Brasil, 2017) foi instituído pelo Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, como o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, por meio de visitas domiciliares, considerando sua família e seu contexto de vida pelo então Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, atual Ministério da Cidadania. O Programa busca articular ações das políticas de assistência social, saúde, educação, cultura e direitos humanos, tendo como fundamento a Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016 – conhecida como Marco Legal da Primeira Infância. O Programa foi instituído com a meta de atender 3 milhões de crianças de 0 a 36 meses beneficiárias do Programa Bolsa Família, além de 640 mil gestantes, com visitas previstas para o terço final da gravidez. Entendeu-se à época da sua estruturação que seria importante uma avaliação que acompanhasse uma amostra significativa de crianças e suas mães ou cuidadores desde o início do Programa, para mensurar o seu impacto. Para empreender o estudo avaliativo, foi convidado pesquisador Cesar Victora, epidemiologista, da Universidade Federal de Pelotas, que constituiu uma equipe de trabalho com representantes de seis outras Universidades Federais, além de um Comitê Técnico a apoiar no desenho da avaliação e acompanhar a implementação do estudo. A equipe optou por avaliar o impacto e a implementação do Programa com o uso das metodologias mais adequadas para cumprir essas duas finalidades. A avaliação teve início em 2018 e foi finalizada no início de 2022. Nesta entrevista com César Victora são explorados os desafios, os fatores facilitadores e as limitações de um estudo avaliativo dessa magnitude.

Palavras-chave

Avaliação de impacto. Avaliação de implementação. Parentalidade e desenvolvimento infantil.

Referências

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Submetido em:
20/04/2022

Aceito em:
20/04/2022

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