Teoria de mudança: aplicações e aprendizados em uma experiência brasileira
Antonio Ribeiro
Resumo
Ferramenta valiosa para condução de processos de planejamento e avaliação de organizações e programas sociais, a teoria de mudança (TM) é definida como a tese que articula a cadeia lógica de uma intervenção, ligando diversos elementos nela presentes e explorando suas relações causais, hipóteses/premissas ou condicionantes que anteparam a viabilidade do que é esperado (Anderson, 2005). No campo da avaliação, a TM tem mostrado grande potência em diversos pontos já enunciados e explorados em práticas internacionais.
Com sua entrada de certa forma recente no campo avaliativo brasileiro, a teoria de mudança vem alcançando alguns processos e gerando aprendizados. Nesse caminho, ressalta-se a experiência explorada aqui e uma pequena revisão conceitual sobre a ferramenta.
Com uma breve narrativa de estudo de caso, procura-se marcar claramente o que se chama de teoria de mudança, as motivações para seu uso no processo avaliativo descrito, os passos principais adotados e os alcances e aprendizados centrais obtidos.
Palavras-chave
Referências
ANDERSON, A. The Community Builder’s Approach to Theory of Change. Washington DC: The Aspen Institute. Disponível em: <http://www.dochas.ie/Shared/Files/4/TOC_fac_guide.pdf>. Acesso em 15 out. 2014.
BRANDÃO, D; RIBEIRO, A. Relatório Anual Move: impacto social. Disponível em: <http://conteudo.movesocial.com.br/uploads/9a7b8df5081085a8.pdf>. Acesso em: 20 out. 2014. Teoria de mudança: aplicações e aprendizados em uma experiência brasileira
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