Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbma201306002
Revista Brasileira de Avaliação
Artigo Original

Avaliação de Programas de Microcrédito do Banco do Nordeste

Alcides Fernando Gussi, Gláucia Furtado Brasil de Almeida, Rita Josina Feitosa da Silva, Raul da Fonseca Silva Thé, Janainna Edwiges de Oliveira Pereira

Downloads: 6
Views: 1192

Resumo

Este artigo trata-se de uma avaliação de dois programas de microcrédito do Banco do Nordeste do Brasil, diferentemente tipificados no campo das microfinanças: o Crediamigo, tipo de microcrédito produtivo orientado, e o Programa de Apoio a Projetos Produtivos Solidários (PAPPS), que financia Fundos Rotativos Solidários (FRS), um tipo de microfinanças solidárias. A metodologia está centrada na etnografia, que permite apreender as representações, a visão de mundo e a perspectiva dos atores envolvidos nesses programas. Os resultados da pesquisa apontam para diferentes impactos dos programas na renda dos beneficiários, mas também quanto a dimensões sociais e políticas: o Crediamigo promove a inserção de trabalhadores informais no mercado; e o PAPPS fomenta junto aos beneficiários valores econômicos e políticos próximos ao da Economia Solidária. A avaliação foi desenvolvida no Núcleo Multidisciplinar de Avaliação de Políticas Públicas (NUMAPP) do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP/UFC) por uma equipe integrada por alunos e funcionários do Banco do Nordeste.

Palavras-chave

Avaliação; Políticas públicas; Microcrédito; Economia Solidária; Banco do Nordeste

Referências

ALMEIDA, G. F. B. Avaliação dos impactos do programa de Apoio a Projetos Produtivos Solidários (PAPPS) na experiência de economia solidária da AMA/Budeg’AMA. 2012. 155f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.

BANCO DO NORDESTE DO BRASIL. Relatório Anual Crediamigo. Disponível em: www.bnb. gov.br. Acesso em: 13 fev. 2014.

BOURDIEU, P. A ilusão biográfica. In:______. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

GEERTZ, G. A Interpretação das culturas. Rio de Janeiro, Zahar, 1989.

GONÇALVES, A.F.; GUSSI, A.F. Visões sobre o desenvolvimento e políticas públicas na Paraíba: os dilemas entre universalismo e particularismos. In. ANDRADE, M.O.; LIMA, G.F. (org). Gestão e desenvolvimento socioambiental na Paraíba: concepções e práticas. Paraíba: Editora UFPB, 2012, p. 47 a 71.

GLUCKMAN, M. Análise de uma situação social na Zululândia Moderna. In: FELDMAN-BIANCO, B. (Org). A antropologia das sociedades contemporâneas. São Paulo: Global, 1987.

GUSSI, A. F. Apontamentos teórico-metodológicos para avaliação de programas de microcrédito. Aval – Revista de Avaliação de Políticas Públicas. UFC, n. 1, p. 29-37, 2008.

______. Pedagogias da experiência no mundo do trabalho: narrativas biográficas no contexto de mudanças de um banco público estadual. 2005. 356f. Tese (Doutorado), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

GUSSI, A; SANTOS FILHO; C.S.; ALMEIDA, G.F. A experiência de fomento a fundos rotativos solidários no Nordeste: o caso da Rede Bodega. Mercado de Trabalho: Conjuntura a Análise. Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. IPEA, ano 17, fevereiro de 2012, p. 77 a 86.

MOTA, J. R. D. Políticas públicas e economia solidária: avaliação do Projeto Sementes da Solidariedade. 2009. 96f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas), Universidade Federal do Ceará, 2009.

Relatório Final do Projeto Rede Bodega: Constituindo Fundos de Produção e Comercialização Solidária – período de agosto de 2008 a julho de 2010.

SILVA, R. J. F. Avaliação dos impactos do programa Crediamigo em população de baixa renda de Fortaleza. 2010. 190f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.

THÉ, R. F. S.; PEREIRA, J. E. O. Interpretando narrativas sobre microcrédito: histórias de vida de clientes do Crediamigo em Fortaleza. CAOS. Revista Eletrônica de Ciências Sociais, v. 21, novembro de 2012, p. 13-24.

THÉ, R. F. S. Microcrédito, Dádiva e Narrativas: Esboços interpretativos sobre o Programa Crediamigo por meio de histórias de vida. Sociais e Humanas, v. 26, n. 2, mai/ago 2013, p. 402-414.

VAN VELSEN, J. A análise situacional e o método de estudo de caso detalhado.

FELDMAN-BIANCO, B. (Org). A antropologia das sociedades contemporâneas. São Paulo: Global, 1987.

5f43fdef0e8825cc620d2b93 1598015026 Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections