Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbma201204002
Revista Brasileira de Avaliação
Artigo Original

A contribuição do Programa Bolsa Família para o desempenho escolar das crianças pobres no Brasil

Armando Amorim Simões

Downloads: 13
Views: 2650

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados da tese de doutorado intitulada “A contribuição do Programa Bolsa Família para o desempenho escolar das crianças pobres no Brasil” (Universidade de Sussex - Inglaterra, 2012). O estudo apresenta evidências da contribuição do programa Bolsa Família para o desempenho escolar medido pelo exame nacional Prova Brasil de 2007 e pelas taxas de aprovação e de abandono escolar no mesmo ano. Ganhos significativos nos resultados escolares são estimados para diferenças no tempo médio de exposição ao programa e valor médio do benefício per capita pago às famílias. Contudo, essas variáveis apresentam efeitos substitutivos, ou seja, maior tempo no programa implica menor efeito contributivo de variações no valor per capita repassado às famílias e vice-versa. Esses resultados desafiam a ideia de que programas de transferência condicionada de renda representam um custo de oportunidade para as políticas educacionais. Ao contrário, se tais efeitos existem, pode-se afirmar que melhorias nas oportunidades e resultados educacionais das crianças de famílias de baixa renda requerem uma medida de política “não educacional” – a redução imediata da pobreza de renda. O direito universal à educação dependeria também do fim da pobreza extrema e, portanto, da realização de outro direito básico – o acesso das famílias a uma renda mínima.

Palavras-chave

Programa Bolsa Família; Desempenho Escolar; Pobreza

Referências

ADATO, M. & ROOPNARAINE, T. 2004. Un analisis social de la ‘Red de Proteccion Social (RPS) en Nicaragua. Washington, D.C.: International Food Policy Research Centre.

AHMED, A. U. & ARENDS-KUENNING, M. 2002. Do crowded classrooms crowd out learning? Evidence from Food for Education Programme in Bangladesh. Washington: International Food Policy Research Institute.

AHMED, A. U. & NINNO, C. D. 2002. Food for Education Program in Bangladesh: An Evaluation of its Impact on Educational Attainment and Food Security FCND Discussion Paper. Washington D.C.: International Food Policy Research Institute.

ATTANASIO, O., MEGHIR, C. & SCHADY, N. 2010. Mexico’s conditional cash transfer programme. The Lancet, 375, 980-980.

BARRERA-OSORIO, F., BERTRAND, M., LINDEN, L. & PEREZ-CALLE, F. 2008. Conditional Cash Transfers in Education: Design Features, Peer and Sibling Effects Evidence from a Randomized Experiment in Colombia. Research Working papers, 1, 1-57.

BASTAGLI, F. 2008. The design, implementation and impact of conditional cash transfers targeted on the poor: An evaluation of Brazil’s Bolsa Família. PhD, London School of Economics and Political Science.

BEHRMAN, J. R., GALLARDO-GARCÍA, J., PARKER, S. W., TODD, P. E. & VÉLEZ-GRAJALES, V. 2011. Are Conditional Cash Transfers Effective in Urban Areas? Evidence from Mexico. PIER Working Paper 11-024. Philadelphia, PA: Penn Institute for Economic Research.

BEHRMAN, JERE R., PARKER, SUSAN W. & TODD, PETRA E. 2009. Schooling Impacts of Conditional Cash Transfers on Young Children: Evidence from Mexico. Economic development and cultural change, 57, 439-477.

BEHRMAN, J. R., PARKER, S. W. & TODD, P. E. 2011. Do conditional cash transfers for schooling generate lasting benefits?: A five-year followup of PROGRESA/oportunidades. Journal of Human Resources, 46, 93-122.

BEHRMAN, J. R., SENGUPTA, P. & TODD, P. E. 2000. El impacto de PROGRESA sobre el rendimiento escolar durante el primer año de operación. Discussion Paper. Washington D.C.: Food Policy Research Institute.

BEHRMAN, J. R., SENGUPTA, P. & TODD, P. E. 2005. Progressing through PROGRESA: An Impact Assessment of a School Subsidy Experiment in Rural Mexico. Economic Development & Cultural Change, 54, 237-275.

BORRAZ, F. & GONZALEZ, N. 2009. Impact of the Uruguayan Conditional Cash Transfer Program. Cuadernos de Economía, 46, 243-71.

BRAUW, A. D., GILLIGAN, D. O., HODDINOTT, J., MOREIRA, V., ROY, S. & MURPHY, M. 2012. Impact Evaluation of Bolsa Família 2: Implementation, attrition, operations results, and description of child, maternal, and household welfare. Washington, DC: International Food Policy Research Institute

DURYEA, S. & MORRISON, A. 2004. The Effect of Conditional Transfers on School Performance and Child Labor: Evidence from an Ex-Post Impact Evaluation in Costa Rica. Working Paper. Washington D.C.: Inter-American Development Bank.

FERNALD, L. C. H., GERTLER, P. J. & NEUFELD, L. M. 2009. 10-year effect of Oportunidades, Mexico’s conditional cash transfer programme, on child growth, cognition, language, and behaviour: a longitudinal follow-up study. The Lancet, 374, 1997-2005.

FILMER, D. & SCHADY, N. 2011. Does more cash in conditional cash transfer programs always lead to larger impacts on school attendance? Journal of Development Economics, 96, 150-157.

FILMER, D. & SHADY, N. 2009. School Enrollment, Selection and Test Scores. Policy Research Working Paper. Washington D.C.: The World Bank.

GITTER, S. R. & BARHAM, B. L. 2009. Conditional Cash Transfers, Shocks, and School Enrolment in Nicaragua. The Journal of Development Studies, 45, 1747-1767.

GLEWWE, P. & KASSOUF, A. L. 2012. The impact of the Bolsa Escola/Familia conditional cash transfer program on enrollment, dropout rates and grade promotion in Brazil. Journal of Development Economics, 97, 505-517.

HALL, A. 2006. From Fome Zero to Bolsa Família: Social Policies and Poverty Alleviation under Lula. Journal of Latin American Studies, 38, 389-709.

JANVRY, A. D., DUBOIS, P. & SADOULET, E. 2007. Effects on School Enrollment and Performance of a Conditional Cash Transfers Program in Mexico. CEPR Discussion Papers. London: Centre for Economic Policy Research.

JANVRY, A. D., FINAN, F. & SADOULET, E. 2007. Local governance and efficiency of conditional cash transfers: Bolsa Escola in Brazil. University of Berkeley.

KAM, C. D. & FRANZESE, R. J. 2007. Modeling and interpreting interactive hypotheses in regression analysis, University of Michigan Press.

MALUCCIO, J. A. & FLORES, R. 2004. Impact evaluation of a conditional cash transfer program FCND discussion papers. Washington D.C.: International Food Policy Research Institute (IFPRI).

MALUCCIO, J. A. & FLORES, R. 2005. Impact evaluation of a conditional cash transfer program : the Nicaraguan Red de Protección Social. Research Report 141. Washington, D.C.: International Food Policy Research Institute.

5f4009640e8825a33d013349 1598015026 Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections