Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbma201102005
Revista Brasileira de Avaliação
Artigo Original

Monitorar a prática para aprimorar o que se aprende: examinando sistemas internacionais de M&A como benchmarking para a experiência brasileira

Gustavo Guberman, Glauco Knopp

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Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar diversas práticas internacionais de Monitoramento & Avaliação (M&A), particularmente dos Estados Unidos, Chile, Colômbia, Austrália e México, bem como algumas experiências nacionais, como as adotadas em alguns programas públicos e a adotada no estado de Minas Gerais. Das experiências internacionais, o foco principal deu-se sobre quatro categorias de análise: (1) os usos que são feitos das informações levantadas, (2) os clientes dos sistemas, (3) os incentivos gerados pelos sistemas e (4) os tipos de avaliação integrantes. Destacam- -se a independência da organização responsável pelo M&A, a dependência de algumas atividades governamentais do uso dos resultados, o emprego simultâneo de vários tipos de avaliação, entre outros fatores, como sendo essenciais para o sucesso da prática. Diante do exposto nas análises das práticas, foi possível fornecer recomendações quanto à prática de M&A para o contexto brasileiro, considerando suas peculiaridades, como as barreiras técnicas e institucionais existentes, a estrutura de incentivos e o papel da média gerência. O que as experiências apresentadas ensinam é que a atenção a peculiaridades locais, a atuação de forma consistente, planejada e observando todos os elementos pertinentes, são fundamentais para se lograr êxito e para a obtenção de elementos importantíssimos para o aprimoramento da gestão pública.

Palavras-chave

Monitoramento; Avaliação; Políticas públicas; Benchmarking; Accountability; Aprendizagem organizacional

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