Ações de Autoavaliação Participativa e seus impactos na Pós-graduação
Glades Tereza Felix
Resumo
Este artigo se enquadra na investigação qualitativa em Educação, com foco na autoavaliação docente da Pós-Graduação. Objetiva-se identificar indicadores qualitativos relevantes para identificar os aspectos positivos e a melhorar nas práticas docentes. Pretende-se responder à seguinte questão: como a Avaliação Institucional Participativa pode ser uma estratégia de intensificação para a melhoria da qualidade do trabalho docente? Por meio da ferramenta Nvivo 10, através da técnica Análise de Conteúdo, foi possível conhecer as dimensões positivas e a melhorar por semestres e cursos. Os docentes consideraram de grande utilidade os resultados encontrados, uma vez que tais respostas levaram a uma autorreflexão que proporciona impactos significativos, como o autoconhecimento pessoal e profissional. Essa experiência tem melhorado o alinhamento do trabalho coletivo nas linhas de pesquisa, o que, por conseguinte, reflete nos cursos e garante a melhoria da qualidade dos pós-graduados.
Palavras-chave
Referências
Andrews, Theodore, & Barnes, Susan. (1990). Assessment of teaching. In Robert Houston (Ed.), Handbook of research on teacher education. London: Collier Macmillan Publisher.
Barber, Benjamin. (1998). Democracia forte. Paris: Desclée Brower.
Bardin, Lawrence. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Bell, Beverley, & Gilbert, John. (1994). Desenvolvimento de professores como desenvolvimento profissional, pessoal e social: Ensino e Educação de professores. Arlington, VA: SEDL Archive. Recuperado em 15 de agosto de 2023, de https://sedl.org/pubs/pic02/picbib-output.cgi?searchuniqueid=120
Brasil. (1978). Portaria nº 433, de 1 de agosto de 1978. Diário da República, Brasília.
Brasil. (2004). Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, seção 1.
Brasil. Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior – CAPES. (2019). Avaliação multidimensional. Brasília.
Brasil. Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior – CAPES. (2023). GEOCAPES: Sistema de Informações Georreferenciadas 2002-2022. Brasília. Recuperado em 12 de julho de 2023, de https:// geocapes.capes.gov.br/geocapes/.
Clímaco, Maria do Carmo. (1992). Monitorização e práticas de avaliação. Lisboa: Gabinete de Estudos e Planejamento.
Day, Christopher. (1992). Avaliação do desenvolvimento profissional dos professores. In Albano Estrela & António Nóvoa (Eds.), Avaliações em educação: Novas perspectivas. Lisboa. Educa.
Felix, Glades T. & Costas, Fabiane Adela Tonetto. (2023). Instrumentos avaliativos: Subsídios metodológicos para a Avaliação Institucional. Curitiba: CRV.
Leite, Denise. (2005). Reformas universitárias: Avaliação Institucional participativa. São Paulo: Vozes.
Nader, Helena. (2022, maio). A ciência brasileira ainda não reflete o nosso povo. Revista Pesquisa, São Paulo. Recuperado em 12 de outubro, 2023, de https://revistapesquisa.fapesp.br/helena-nader-a-ciencia-brasileira-ainda-nao-reflete-o-nosso-povo/
Santos, Boaventura Sousa. (1998). Pela mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade (4. ed.) São Paulo: Cortez.
Scriven, Michel. (1994). Duties of the teacher. Journal of Personnel Evaluation in Education, 8(2), 151-184. http://doi.org/10.1007/BF00972261
Scriven, Michel. (1995). A unified theory approach to teacher evaluation. Studies in Educational Evaluation, 21(2), 111-129. http://doi.org/10.1016/0191-491X(95)00009-J
Stufflebeam, Daniel. (1994). Introduction: Recommendations for improving evaluation in U. S. Public schools. Studies in Educational Evaluation, 20(1), 3-21. http://doi.org/10.1016/S0191-491X(00)80002-4
Stufflebeam, Daniel. (1995). Evaluation of superintendent performance: Toward a general model. Studies in Educational Evaluation, 21(2), 153-225. http://doi.org/10.1016/0191-491X(95)00011-I
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. (2012). Projeto político-pedagógico. Santa Maria: Centro de Ensino em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. (2014). Projeto de Avaliação Institucional do Centro de Ensino em educação. Santa Maria: Comissão Setorial de Avaliação, Centro de Educação.
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. (2022). Relatório analítico da Autoavaliação docente da PG. Santa Maria: Centro de Processamento de Dados, Centro de Ensino.
Yin, Robert K. (2003). Estudo de caso: Planejamento e métodos (2. ed.). Porto Alegre: Bookman
Submetido em:
13/11/2023
Aceito em:
08/08/2024