Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbaval202412008
Revista Brasileira de Avaliação
Artigo Original: Dossiê de Autoavaliação Educacional

Autoavaliação da Pós-Graduação: Survey aplicado aos Coordenadores de Programas da Área de Educação

Marlis Morosini Polidori, Claúdia Medianeira Cruz Rodrigues

Downloads: 0
Views: 510

Resumo

O tema da Autoavaliação nos Programas de Pós-graduação ganhou especial atenção a partir da última ficha de avaliação da Capes que inseriu tal tema como item de avaliação. Desde então, tem se mostrado um desafio a ser gerido, pois a ficha também prevê a sua relação com o Planejamento Estratégico dos Programas. Este trabalho possui como objetivo levantar as opiniões dos Coordenadores sobre perspectivas de inovação e de utilização pedagógica da autoavaliação na Pós-Graduação (PG). Para tanto, foi aplicado um survey através do Google Forms a 188 Programas de Pós-graduação da área de Educação no Brasil, entre os dias 18 e 23 de maio de 2023 e 57 Coordenadores responderam ao instrumento de coleta. Os Coordenadores de programas entendem que a Autoavaliação não pode ser um fim em si mesma, porém, ela possui uma dimensão formativa e transformadora voltada para melhoria dos programas.

Palavras-chave

Autoavaliação. Survey. Coordenadores de programas

Referências

Almeida, Luana Costa. (2016). Proposta de autoavaliação do Mestrado em Educação da Univás: caminhos, achados e possibilidades. Argumentos Pró-Educação, 1(3), 500-515. Recuperado em 14 de janeiro de 2021, de http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/151

Brasil, André. (2022). Multidimensionality through self-evaluation: From theory to practice in the Brazilian graduate system. FTEVAL Journal for Research and Technology Policy Evaluation, 53, 97-106.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. (2018a). Proposta de aprimoramento do modelo de avaliação da PG. Relatório técnico. Recuperado em 27 de fevereiro de 2021, de http://regionais.anped.org.br/norte2018/wp-content/uploads/sites/3/2018/10/PNPG-CSAvaliac%C3%A3o_Final_10-10-18_CS_FINAL_17_55.pdf

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. (2018b). Proposta de Aprimoramento do Modelo de Avaliação da PG Documento Final da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG 2011-2020 –CAPES. Brasília: CAPES.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. (2019a). Infográfico Aprimoramento dos instrumentos da avaliação. Recuperado em 12 de outubro de 2023, de https://www.gov.br/capes/ pt-br/centrais-de-conteudo/18072019-infografico-aprimoramento-dos-instrumentos-da-avaliacao-pdf

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. (2019b). Documento de Área. Área 38: Educação: MEC, CAPES, DAVES. Brasília: CAPES.

Dias Sobrinho, J. (2005). Avaliação como instrumento da formação cidadã e do desenvolvimento da sociedade democrática: por uma ético-epistemologia da avaliação. In: Dilvo Ristoff & Vicente de Paula Almeida Júnior (Orgs.), Avaliação participativa: perspectivas e desafios (pp. 15-38). Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Dias Sobrinho, José. (2019). Qualidade, pertinência, relevância, responsabilidade social, bem público. Avaliação (Campinas), 24(1), 1-7. http://doi.org/10.1590/s1414-40772019000100001

Dias, Juliana da Silva, & Oliveira, Cassius Gomes de. (2020). Avaliação da educação superior no Brasil, aspectos históricos e legais. Avaliação (Campinas), 25(2), 238-256. http://doi.org/10.1590/s1414-4077/ s1414-40772020000200001

Griboski, Claudia Maffini, Peixoto, Maria do Carmo de Lacerda, & Hora, Paola Matos de. (2018). Avaliação externa, autoavaliação e o PDI. Avaliação (Campinas), 23(1), 178-197. http://doi.org/10.1590/s1414- 40772018000100010

Leite, Denise, Pinho, Isabel Gomes, Sordi, Mara Regina Lemes de., & Miorando, Bernardo Sfredo. (2023). Autoavaliação institucional na Pós-Graduação: Lendo nas ‘entrelinhas’. Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo), 39(1), e392315. https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392315.

Leite, Denise, Verhine, Robert, Dantas, Lys Maria Vinhaes, & Bertolin, Julio Cesar Godoy. (2020). A autoavaliação na Pós-Graduação (PG) como componente do processo avaliativo CAPES. Avaliação, 25( 2), 339-353. https://doi.org/10.1590/S1414-4077/S1414-40772020000200006

Nazareno, Elias, & Herbetta, Alexandre Ferraz. (2019). Pós-graduação brasileira: Sua construção assimétrica e algumas tentativas de superação. Estudos de Psicologia, 24(2), 103-112. http://doi.org/10.22491/1678- 4669.20190013

Rasco, Félix J. Angulo. (1998). La autoevaluación institucional como proceso de formación del profesorado. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 3(2), 77-90. Recuperado em 19 de fevereiro de 2020, de https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/994

Trevisol, Joviles Vitório, & Balsanello, Geomara. (2022). A pós-graduação sob a perspectiva dos egressos: Um estudo de autoavaliação. Avaliação (Campinas), 27(3), 470-492. http://doi.org/10.1590/s1414- 40772022000300005

Viana Filho, M. V. C., Matos, Tereza Gláucia Rocha, Galindo, Melissa Cordeiro Torres, Silva, Roberta da, & Vale, Sílvia Fernandes do. (2019). O trabalho do professor na pós-graduação no Brasil após a Lei Nº 9394/1996. Avaliação (Campinas), 24(1), 127-147. http://doi.org/10.1590/s1414-40772019000100008

 


Submetido em:
27/10/2023

Aceito em:
12/04/2024

6657601ca9539557135a3344 rbaval Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections