Avaliação da experiência dos estudantes e egressos da pós-graduação: Uma proposta de metodologia
Ana Maria Carneiro, Adriana Bin, Cristiano Morini, Luciane Graziele Pereira Ferrero
Resumo
O sistema de pós-graduação no Brasil é um dos mais robustos na América Latina, contando com o financiamento quase exclusivo do governo. Há relativamente poucos estudos sobre a experiência do estudante durante o curso, os fatores de sucesso para conclusão e as trajetórias discentes após a conclusão. Alunos apresentam diferentes trajetórias, desde os que emendam a graduação com a pósgraduação até os que ingressam depois de muitos anos de carreira profissional. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia de estudos longitudinais desenvolvida para avaliar a experiência dos alunos durante o mestrado/doutorado e acompanhar as trajetórias profissionais dos egressos. O Programa de Pós-Graduação em Administração da Unicamp é utilizado como estudo de referência. Este artigo traz contribuição original para a prática de gestão dos programas de pós-graduação, apresentando o modelo de questionário utilizado visando a possibilidade de replicação em outros programas.
Palavras-chave
Referências
Acker, Sandra, & Haque, Eve. (2015). The struggle to make sense of doctoral study. Higher Education Research & Development, 34(2), 229-241. http://doi.org/10.1080/07294360.2014.956699
Association to Advance Collegiate Schools of Business – AACSB. (2013). The promise of business doctoral education setting the pace for innovation, sustainability, relevance, and quality: Report of the AACSB International Doctoral Education Task Force (p. 82). Tampa: AACSB International.
Auriol, Laudeline, Misu, Max, & Freeman, Rebecca Ann. (2013). Careers of doctorate holders: Analysis of labour market and mobility indicators (OECD Science, Technology and Industry Working Papers, No. 2013/04). Paris: OECD Publishing. http://doi.org/10.1787/18151965
Bair, Carolyn Richert, & Haworth, Jennifer Grant. (2004). Doctoral student attrition and persistence: A meta-synthesis of research higher education. In John C. Smart (Ed.), Higher education: Handbook of theory and research (Vol. 19, pp. 481-534). Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.. http://doi.org/10.1007/1- 4020-2456-8_11.
Balbachevsky, Elizabeth, & Schwartzman, Simon. (2010). The graduate foundations of research in Brazil. Higher Education Forum, 7(1), 85-101.
Bolumole, Motunrola. (2020). Student life in the age of COVID-19. Higher Education Research & Development, 39(7), 1357-1361. http://doi.org/10.1080/07294360.2020.1825345
Boshoff, Salomien, & Fernandes, Naquita. (2020). Connecting the classroom to the business world: Evolvement of a PALAR journey in a disciplinary environment. Educational Research for Social Change, 9(spe), 58-77. http://doi.org/10.17159/2221-4070/2020/v9i0a5
Brasil. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. (2022). [2017 a 2020] discentes da pós-graduação stricto sensu do Brasil: Conjuntos de dados: Dados abertos CAPES. Gerado em 02/12/2022. Brasília. Recuperado em 14 de outubro de 2023, de https://dadosabertos.capes.gov.br/ dataset/discentes-da-pos-graduacao-stricto-sensu-do-brasil-2017-a-2019
Brass, Lawrence, Akabas, Myles, Burnley, Linda, Engman, David, Wiley, Clayton, & Andersen, Olaf. (2010). Are MD-PhD programs meeting their goals? An analysis of career choices made by graduates of 24 MD-PhD programs. Academic Medicine, 85(4), 692-701. PMid:20186033. http://doi.org/10.1097/ ACM.0b013e3181d3ca17
Bryan, Billy, & Guccione, Kay. (2018). Was it worth it? A qualitative exploration into graduate perceptions of doctoral value. Higher Education Research & Development, 37(6), 1124-1140. http://doi.org/10.1080 /07294360.2018.1479378
Canolle, Fabien, & Vinot, Didier. (2021). What is your PhD worth? The value of a PhD for finding employment outside of Academia. European Management Review, 18(2), 157-171. http://doi.org/10.1111/emre.12445
Carneiro, Ana Maria, & Bin, Adriana. (2019). Avaliação continuada de programas de educação superior. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(73), 170–200. https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5739
Casey, Bernard. (2009). The economic contribution of PhDs. Journal of Higher Education Policy and Management, 31(3), 219-227. http://doi.org/10.1080/13600800902974294
Castelló, Montserrat, Pardo, Marta, Sala-Bubaré, Ana, & Suñe-Soler, Núria. (2017). Why do students consider dropping out of doctoral degrees? Institutional and personal factors. Higher Education, 74(6), 1053-1068. http://doi.org/10.1007/s10734-016-0106-9
Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE. (2016). Mestres e doutores: Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira. Brasília: CGEE.
Chirikov, Igor, Soria, Krista M, Horgos, Bonnie, & Jones-White, Daniel. (2020). Undergraduate and graduate students’ mental health during the COVID-19 pandemic. Berkeley: Center for Studies in Higher Education, University of California.
Costa, Francisco José, Sousa, Socorro Cláudia Tavares, & Silva, Anielson Barbosa. (2015). Um modelo para o processo de orientação na pós-graduação. Revista Brasileira De Pós-Graduação, 11(25), http:// doi.org/10.21713/2358-2332.2014.v11.638
Cyranoski, David, Gilbert, Natasha, Ledford, Heidi, Nayar, Anjali, & Yahia, Mohammed. (2011). Education: The PhD factory. Nature, 472(7343), 276-279. PMid:21512548. http://doi.org/10.1038/472276a
Duke, Dawn C., & Denicolo, Pam M. (2017). What supervisors and universities can do to enhance doctoral student experience (and how they can help themselves). FEMS Microbiology Letters, 364(9), fnx090. PMid:28472431. http://doi.org/10.1093/femsle/fnx090
Evans, Teresa, Bira, Lindsay, Gastelum, Jazmin, Weiss, Todd, & Vanderford, Nathan. (2018). Evidence for a mental health crisis in graduate education. Nature Biotechnology, 36(3), 282-284. PMid:29509732. http:// doi.org/10.1038/nbt.4089
Felicetti, Vera, & Cabrera, Alberto. (2022). Students’ experiences with graduate education in Brazil: A confirmatory factor analysis approach. Revista de Investigación Educacional, 40(2), 319-339. http://doi. org/10.6018/rie.513171
Figueiredo, Mônica. (2022). Recursos metodológicos para gestão do relacionamento com egressas/os da pós-graduação na Universidade Federal do Pará (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Pará. Recuperado em 14 de outubro de 2023, de http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15192.
Gu, Jianxiu, Levin, John S., & Luo, Yingzi. (2018). Reproducing “academic successors” or cultivating “versatile experts”: Influences of doctoral training on career expectations of Chinese PhD students. Higher Education, 76(3), 427-447. http://doi.org/10.1007/s10734-017-0218-x
Guerin, Cally, Jayatilaka, Asangi, & Ranasinghe, Damith. (2015). Why start a higher degree by research? An exploratory factor analysis of motivations to undertake doctoral studies. Higher Education Research & Development, 34(1), 89-104. http://doi.org/10.1080/07294360.2014.934663
Guimarães, Reinaldo. (2014). Light and shadow in the Brazilian graduate studies system in health. Cadernos de Saude Publica, 30(8), 1591-1597. PMid:25210895.http://doi.org/10.1590/0102-311X00006514
Hardré, Patricia L., & Hackett, Shannon. (2015). Defining the graduate college experience: What it “should” versus “does” include. International Journal of Doctoral Studies, 10, 57-77. http://doi.org/10.28945/2102
Hasgall, Alexande, Saenen, Bregt, Borrell-Damián, Lidia, Deynze, Freek Van, Seeber, Marco, & Huisman, Jeroen. (2019). Doctoral education in Europe today: Approaches and institutional structures. Geneva: European University Association.
Hay, Amanda, & Samra-Fredericks, Dalvir. (2016). Desperately seeking fixedness: Practitioners accounts of ‘becoming doctoral researchers. Management Learning, 47(4), 407-423. http://doi. org/10.1177/1350507616641599
Heflinger, Craig, & Doykos, Bernadette. (2016). Paving the pathway: Exploring student perceptions of professional development preparation in doctoral education. Innovative Higher Education, 41(4), 343-358. http://doi.org/10.1007/s10755-016-9356-9
Hortale, Virginia, Moreira, Carlos, Bochner, Rosany, & Leal, Maria. (2014). Trajetória profissional de egressos de cursos de doutorado nas áreas da saúde e biociências. Revista de Saude Publica, 48(1), 1-9. PMid:24789631. http://doi.org/10.1590/S0034-8910.2014048004629
John, Tomasz, & Denicolo, Pam. (2013). Doctoral education: A review of the literature monitoring the doctoral student experience in selected OECD countries (mainly UK). Springer Science Reviews, 1(1-2), 41-49. http://doi.org/10.1007/s40362-013-0011-x
Jones-White, D., Horner, O., & Thomson, G. (2018). Graduate student experience in the research university survey. Minneapolis, MN: SERU Consortium - Minnesota Office.
Kee, Chad E. (2021). The impact of COVID-19: Graduate students’ emotional and psychological experiences. Journal of Human Behavior in the Social Environment, 31(1-4), 476-488. http://doi.org/10.1080/109113 59.2020.1855285
Leite, Denise, Verhine, Robert, Dantas, Lys, & Bertolin, Julio. (2020). A autoavaliação na Pós-Graduação (PG) como componente do processo avaliativo CAPES. Avaliação, 25(2), 339-353. http://doi.org/10.1590/ s1414-4077/s1414-40772020000200006
Levecque, Katia, Anseel, Frederik, Beuckelaer, Alain De, van der Heyden, Johan, & Gisle, Lydia. (2017). Work organization and mental health problems in PhD students. Research Policy, 46(4), 868-879. http:// doi.org/10.1016/j.respol.2017.02.008
Louzada, Rita de Cássia, & Silva Filho, João Ferreira da. (2005). Pós-graduação e trabalho: Um estudo sobre projetos e expectativas de doutorandos brasileiros. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 12(2), 265-282. http://doi.org/10.1590/S0104-59702005000200003
Maccari, Emerson, Almeida, Martinho, Nishimura, Augusto, & Rodrigues, Leonel. (2009a). A gestão dos programas de pós-graduação em Administração com base no sistema de avaliação da CAPES. Revista de Gestão, 16(4), 1-16. http://doi.org/10.5700/rege376
Maccari, Emerson, Lima, Manolita, & Riccio, Edson. (2009b). Uso do sistema de avaliação da CAPES por programas de pós-graduação em administração no Brasil. Revista de Ciências da Administração, 11(25), 68-82. http://doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n25p68
Marini, Giulio. (2019). A PhD in social sciences and humanities: Impacts and mobility to get better salaries in an international comparison. Studies in Higher Education, 44(8), 1332-1343. http://doi.org/10.1080/0 3075079.2018.1436537
Maslen, Geoff. (2019, fevereiro 6). Jump in numbers of graduates and postgraduates. University World News
Massi, Luciana, & Giordan, Marcelo. (2017). Formação do orientador de pesquisas acadêmicas: Um estudo bibliográfico nacional e internacional. Revista Brasileira De Pós-Graduação, 14(33), http://doi. org/10.21713/2358-2332.2017.v14.1375
McAlpine, Lynn, & Inouye, Kelsey. (2022). What value do PhD graduates offer? An organizational case study. Higher Education Research & Development, 41(5), 1648-1663. http://doi.org/10.1080/07294360 .2021.1945546
Mello, Cristiane Marques de, Crubellate, João Marcelo, & Rossoni, Luciano. (2010). Dinâmica de relacionamento e prováveis respostas estratégicas de programas brasileiros de pós-graduação em Administração à avaliação da CAPES: Proposiçõe institucionais a partir da análise de redes de coautorias. Revista de Administração Contemporânea, 14(3), 434-457. http://doi.org/10.1590/S1415- 65552010000300004
Morini, Cristiano, Azevedo, Anibal Tavares, Inácio Júnior, Edmundo, & Coyle, Edward J. (2023). A Vertically Integrated Project (VIP) as a learning experience to foster entrepreneurship education. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 12(1), e2333. https://doi.org/10.14211/ibjesb.e2333.
Neumann, Ruth, & Tan, Kim Khim. (2011). From PhD to initial employment: The doctorate in a knowledge economy. Studies in Higher Education, 36(5), 601-614. http://doi.org/10.1080/03075079.2011.594596
Nobre, Lorena Neves, & Freitas, Rodrigo Randow. (2017). A evolução da pós-graduação no Brasil: Histórico, políticas e avaliação. Brazilian Journal of Production Engineering, 3(2), 26-39. Recuperado em 14 de outubro de 2023, de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/v3n2_3
Oliveira, Marlize Rubin, & Almeida, Jalcione. (2011). Programas de pos-graduacao interdisciplinares: Contexto, contradicoes e limites do processo de avaliacao Capes. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 8(15), 34-57. Recuperado em 14 de outubro de 2023, de https://link.gale.com/apps/doc/A407670071/ AONE?u=unicamp_br&sid=googleScholar&xid=0435a576.
Paglis, Laura L., Green, Stephen G., & Bauer, Talya N. (2006). Does adviser mentoring add value? A longitudinal study of mentoring and doctoral student outcomes. Research in Higher Education, 47(4), 451-476. http://doi.org/10.1007/s11162-005-9003-2
Pyhältö, Kirsi, Vekkaila, Jenna, & Keskinen, Jenni. (2015). Fit matters in the supervisory relationship: Doctoral students and supervisors perceptions about the supervisory activities. Innovations in Education and Teaching International, 52(1), 4-16. http://doi.org/10.1080/14703297.2014.981836
Ryan, Catriona. (2018, julho 13). Putting wellbeing at the heart of the student experience. University World News. Recuperado em 15 de julho de 2023, de https://www.universityworldnews.com/post.php?story =20180711113924221
Sajadi, Fatemeh Sadat, Aftabi, Reyhaneh, Torabi-Parizi, Molouk, & Adl, Seyed Ali Mizan. (2021). Assessment of mental and spiritual health among Iranian dental students: A cross-sectional study. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clinica Integrada, 21, e0039. http://doi.org/10.1590/pboci.2021.127
Scorsolini-Comin, F., Patias, Naiana, Cozzer, Alisson Junior, Flores, Pedro, & Von Hohendorff, Jean. (2021). Mental health and coping strategies in graduat students in the COVID-19 pandemic. Revista LatinoAmericana de Enfermagem, 29, e3491. http://doi.org/10.1590/1518-8345.5012.3491
Sharma, Yojana. (2012, outubro 28). Concern over too many postgraduates as fewer find jobs. University World News. Recuperado em 12 de maio de 2023, de http://www.universityworldnews.com/article. php?story=20121025111620913.
Silva, Talita Caetno, & Bardagi, Marúcia Patta. (2016). O aluno de pós-graduação stricto sensu no Brasil: Revisão da literatura dos últimos 20 anos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 12(29), http://doi. org/10.21713/2358-2332.2015.v12.853
Siwinska, Bianka. (2013, junho 29). Challenges facing doctoral education. University World News.
Velho, Léa. (2005, junho 27-julho 10). Evasão na pós brasileira: Uma crise em formação. Jornal da Unicamp, p. 2.
Weiss, Carol H. (1998). Evaluation: Methos for studying programs and policies (2nd ed.) Upper Saddle River: Prentice Hall.
Woolston, Chris. (2017). Graduate survey: A love-hurt relationship. Nature, 550(7677), 549-552. http:// doi.org/10.1038/nj7677-549a
Submetido em:
17/11/2023
Aceito em:
12/03/2024