Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbaval202412001
Revista Brasileira de Avaliação
Artigo de opinião: Dossiê de Autoavaliação educacional

Notas sobre a autoavaliação no ensino superior: Assimilacionismo eurocêntrico ou de(s)colonialidade?

Almerindo Janela Afonso

Downloads: 0
Views: 620

Resumo

O artigo procura fazer um brevíssimo enquadramento de algumas perspetivas teórico-conceptuais da avaliação, para em seguida sublinhar que as contribuições pós/de(s)coloniais podem trazer contributos importantes, contracorrente, em relação às agendas e agências hegemónicas na autoavaliação do ensino superior. Para ilustrar algumas tensões subjacentes e contribuir para este debate, o autor referencia, muito sucintamente, a pós-graduação no Brasil e em Portugal.

Palavras-chave

Autovaliação. Pós-graduação. Ensino superior. Eurocentrismo. De(s)colonialidade

Referências

Afonso, Almerindo Janela. (2015). A educação superior na economia do conhecimento, a subalternização das ciências sociais e humanas e a formação de professores. Avaliação (Campinas), 20(2), 269-291.

Afonso, Almerindo Janela. (2017). Para discutir la hegemonía epistémica evaluativa eurocéntrica: Un enfoque exploratório. RASE - Revista de la Asociación de Sociología de la Educación, 10(2), 156-166. http:// dx.doi.org/10.7203/RASE.10.2.10112

Afonso, Almerindo Janela. (2021). A agência de avaliação e acreditação do ensino superior (A3ES) como modelo de accountability. Sinalização de alguns percursos. In Manuela Gonçalves, Dora Fonseca, António Neto-Mendes, Alexandre Ventura & Jorge Adelino Costa (Eds.), (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: Olhares sobre a educação básica, secundária e superior (pp. 11-25). Aveiro: UA Editora.

Azevedo, Mário Luiz N. (2023). O campo acadêmico e a regulação métrica: Autonomia, heteronomia e democracia – a ingerência economicista. Educar em Revista, 39, e86030, 1-24. http://dx.doi. org/10.1590/1984-0411.86030

Barreyro, Gladys Beatriz. (2022). Avaliação institucional, PAIUB, SINAES… Entrevista a José Dias Sobrinho. Avaliação (Campinas), 27(3), 714-728. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772022000300017

Dias Sobrinho, José. (2011). Qualidade e garantia de qualidade: Acreditação da educação superior. In Carlos Rothen & Gladys Beatriz Barreyro (Eds.), Avaliação da Educação: Diferentes abordagens críticas (pp. 16-41). São Paulo: Xamã.

Domingues, José Maurício. (2011). Vicissitudes e possibilidades da teoria crítica hoje. Sociologia & Antropologia, 1(1), 71-89. http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752011v114

Eisenstadt, Shmuel. (2001). Modernidades múltiplas. Sociologia, Problemas e Práticas, 35, 139-163.

European Ministers of Education. (1999). The Bologna Declaration of 19 June 1999. Recuperado em 26 de Novembro de 2023, de https://www.ehea.info/page-ministerial-conference-bologna-1999

Faculdade de Educação da Unicamp. (2020). Projeto de Autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Educação (quadriênio 2021-2024). Recuperado em 26 de Novembro de 2023, de https://www.fe.unicamp. br/ensino/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado-em-educacao/projeto-de-autoavaliacao

Fetterman, David. (2017). Transformative empowerment evaluation and Freirean pedagogy: Alignment with an emancipatory tradition. In Michael Quinn Patton (Ed.), Pedagogy of evaluation: New directions for evaluation (pp. 111–126). New Jersey: John Wiley & Sons.

Gasparini, Max Felipe Viana. (2023). “A avaliação tem que ir a fundo, tem que desvelar as coisas, tem que construir de novo, tem que fazer o conhecimento emergir”. Uma entrevista com a professora Denise Leite, expoente do tema das avaliações institucionais no campo da Educação Superior. Revista Brasileira de Avaliação, 12(1), e120423. http://dx.doi.org/10.4322/rbaval202312004

Leite, Denise, & Genro, Maria Elly Herz. (2012). Avaliação e internacionalização da educação superior: Quo vadis América Latina? Avaliação (Campinas), 17(3), 763-785. http://dx.doi.org/10.1590/S1414- 40772012000300009

Leite, Denise, Verhine, Robert, Dantas, Lys Vinhaes, & Bertolin, Júlio César. (2020). Autoavaliação na pósgraduação (PG) como componente do processo avaliativo (CAPES). Avaliação (Campinas), 25(2), 339-353. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-4077/s1414-40772020000200006

Leite, Denise. (2003). Avaliação e democracia: Possibilidades contra-hegemônicas ao redesenho capitalista das universidades. In Marcela Mollis (Ed.), Las universidades en América Latina: ¿Reformadas o alteradas? La cosmética del poder financiero (pp. 181-201). Buenos Aires: CLACSO.

Leite, Denise. (2010). Brazilian higher education from a post‐colonial perspective. Globalisation, Societies and Education, 8(2), 219-233. http://dx.doi.org/10.1080/14767721003779738

Mills, David. (2022). Decolonial perspectives on global higher education: Disassembling data infrastructures, reassembling the field. Oxford Review of Education, 48(4), 474-491. http://dx.doi.org/10.1080/03054985. 2022.2072285

Patton, Michael Quinn. (2018). Por que a obra de Paulo freire é relevante para a avaliação, hoje? In Michael Quinn Patton & Vilma Guimarães (Eds.), Pedagogia da Avaliação e Paulo Freire: Incluir para transformar (pp.13-18). Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho. Recuperado em 26 de Novembro de 2023, de https://issuu.com/telecursofrm/docs/avaliacao-incluir-para-transformar

Picciotto, Robert. (2015). Democratic evaluation for the 21st century. Evaluation, 21(2), 150-166. http://dx.doi.org/10.1177/1356389015577511

Souza, Clarilza Prado, Marcondes, Anamérica, & Costa, Sandra Ferreira A. (2008). Auto-avaliação institucional: Uma discussão em processo. Estudos em Avaliação Educacional, 19(39), 29-48. http://dx.doi. org/10.18222/eae193920082468


Submetido em:
26/11/2023

Aceito em:
13/12/2023

65de3190a953956afa2c2482 rbaval Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections