Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbaval202312042
Revista Brasileira de Avaliação
Relato de experiência

Decolonizando a avaliação: 4 conclusões de um painel de doadores

Benjamin Isaac Bestor

Downloads: 0
Views: 512

Resumo

A busca por conceitos e práticas que ajudem a decolonizar as práticas avaliativas e fomentar construções autônomas no sul global tem sido uma pauta crescente em muitos espaços. Além do que vem sendo debatido em cada nação, o tema da decolonização tem ganho espaço nas relações de ajuda internacionais, cujo histórico é marcado por práticas que colocam a avaliação sempre a serviço dos doadores e dos atores que ocupam posições privilegiadas no poder. Este artigo discute o tema da decolonização a partir de um painel que reuniu representantes da Fundação Ford, USAID e Start Fund, em um diálogo franco promovido pela InterAction. O artigo apresenta 4 lições que têm sido valorizadas pelos financiadores: ir além do tokenismo, avaliar para o aprendizado de todas as partes interessadas, não impor métodos ou abordagens de avaliação e desonerar os parceiros locais.

Palavras-chave

Avaliação decolonial. Filantropia. Avaliação. Aprendizagem

Submetido em:
14/11/2023

Aceito em:
20/11/2023

65707b52a953952baa592c63 rbaval Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections