Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbaval202312036
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Artigo original

Programa Nacional de Alimentação Escolar na Região de Integração de Carajás

Evaldo Gomes Júnior, Lilian de Pellegrini Elias, Vinícius do Nascimento Botelho, Vinícius Martins da Silva

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Resumo

As políticas públicas de compras de alimentos no Brasil passaram a ter como objetivo, além da segurança alimentar e nutricional, também o desenvolvimento sustentável, local e rural. Neste contexto, as aquisições de alimentos da agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) são evidenciadas na literatura por incluir agricultores mais vulneráveis socioeconomicamente e por incentivar agricultores a se inserirem no mercado. No entanto, os estudos disponíveis pouco exploram tal dinâmica no estado do Pará-Brasil e seus municípios de forma sistematizada a partir da análise de dados secundários e documentais. Neste artigo nos propomos a fazer um estudo exploratório sobre o estado das aquisições de produtos da agricultura familiar nos municípios da Região de Integração de Carajás, localizada no estado do Pará, e do município de Marabá-PA com o intuito de aprofundar o entendimento dos efeitos do PNAE na renda e diversificação produtiva da agricultura familiar que participa do programa.

Palavras-chave

PNAE. Alimentação escolar. Merenda escolar. Inclusão produtiva. Agricultura familiar

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Submetido em:
04/05/2023

Aceito em:
28/09/2023

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