Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbaval202312034
Revista Brasileira de Avaliação
Artigo de opinião

Avaliação de políticas e programas baseada na teoria: Reflexões iniciais

Delaine Martins Costa, Rosana Magalhães

Downloads: 0
Views: 294

Resumo

Como problema central discute-se a relevância conceitual e metodológica da avaliação orientada pela teoria do programa. A argumentação parte da problematização em torno dos limites e alcances da prática avaliativa têm gerado investimentos na busca de novas ferramentas heurísticas. Embora tenha crescido o interesse sobre estratégias explicativas que valorizam a reflexão sobre as premissas teóricas dos programas, ainda são poucos os estudos com este enfoque. A escolha metodológica privilegiou artigos e livros artigos e livros que se destacaram no âmbito da literatura com esse enfoque, seja por inaugurar novas abordagens, seja por problematizar os conceitos centrais e seu uso em pesquisas e estudos. O diálogo entre autores em torno dos conceitos apoia a formulação de novas hipóteses sobre a natureza das iniciativas analisadas e dos seus múltiplos efeitos. Conclui-se que a principal contribuição ao campo refere-se à integração entre a perspectiva realista e a abordagem da theory-driven evaluation permite avanços na compreensão do desenho, da dinâmica de implementação e dos resultados de intervenções em cada contexto local.

Palavras-chave

Avaliação. Avaliação de programas de saúde. Teoria

Referências

Astbury, Brad, & Leeuw, Frans. (2010). Unpacking black boxes: Mechanisms and theory building in evaluation. The American Journal of Evaluation, 31(3), 363-381. http://dx.doi.org/10.1177/1098214010371972

Blamey, Avril, & Mackenzie, Mahiri. (2007). Theories of change ad realistic evaluation: Peas in a pod or apples and oranges? Evaluation, 13(4), 439-455. http://dx.doi.org/10.1177/1356389007082129

Caillé, Alan, & Vandenberghe, Frédéric. (2021). Por uma nova sociologia clássica: Re-unindo Teoria Social, Filosofia Moral e os Studies. Petrópolis, RJ: Editora Vozes.

Canesqui, Ana Maria. Ciência Sociais e Humanas: Interdisciplinaridade no campo da saúde coletiva. (2010). In Virgínia A. Hortale, Carlos O. F. Moreira, Regina C. A. Bodstein & Célia L. Ramos (Eds.), Pesquisa em saúde coletiva: Fronteiras, objetos e métodos (pp. 57-83). Rio de Janeiro: Ediotra FIOCRUZ.

Coryn, Chris L. S., Noakes, Lindsay A., Westine, Carl D., & Schröter, Daniela C. (2011). Systematic review of theory-driven evaluation practice from 1990 to 2009. The American Journal of Evaluation, 32(2), 199-226. http://dx.doi.org/10.1177/1098214010389321

Greenhalgh, Joanne, & Manzano, Ana. (2022). Understanding ‘context’ in realist evaluation and synthesis. International Journal of Social Research Methodology, 25(5), 583-595. http://dx.doi.org/10.1080/13645 57.920.211.918.484

Hortale, Virginia Alonso, Moreira, Carlos O. F., Bodstein, Regina C. A., & Ramos, Célia L. (2010). As Ciências Sociais e a Epidemiologia: Entrevista com Maria Andréa Loyola e Maurício Barreto. In Virgínia A. Hortale, Carlos O. F. Moreira, Regina C. A. Bodstein & Célia L. Ramos (Eds.), Pesquisa em saúde coletiva: Fronteiras, objetos e métodos (pp. 13-30). Rio de Janeiro, RJ: Ediotra FIOCRUZ. Revista Brasileira de Avaliação, 12(3), e123423, 2023 5/5

Avaliação de políticas e programas baseada na teoria: Reflexões iniciais Lacouture, Anthony, Breton, Anne, Guichard, Anne, & Ridde, Valéry. (2015). The concept of mechanism from a realist approach: A scoping review to facilitate its operationalization in public health program evaluation. Implementation Science: IS, 10(1), 153. PMid:26519291. http://dx.doi.org/10.1186/s13012-015-0345-7

Leeuw, Frans, & Donaldson, Stewart I. (2015). Theory in evaluation: Reducing confusion and encouraging debate. Evaluation, 21(4), 467-480. http://dx.doi.org/10.1177/1356389015607712

Nielsen, Steffen Bohni, Lemire, Sebastian, & Tangsig, Stinne. (2022). Unpacking context in realist evaluations: Findings from a comprehensive review. Evaluation, 28(1), 91-112. http://dx.doi. org/10.1177/13563890211053032

Pawson, Ray, & Tilley, Nick. (1997). Realistic evaluation. London; Thousand Oaks, Calif: Sage.

Pawson, Ray. (2017). Middle range theory and programme theory evaluation: From provenance to practice. In Jos Vaessen (Ed.), Mind de gap: Evaluation and the social sciences. London: Routledge http://dx.doi. org/10.4324/9781315124537-11.

Potvin, Louise, & Bisset, Sherri. (2014). Mais metodologia do que métodos. In Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Ed.), Avaliação em promoção da saúde: Uma antologia comentada da parceria entre o Brasil e a cátedra de abordagens comunitárias e iniquidades em saúde (CACIS), da Universidade de Montreal de 2002 a 2012 (pp. 153-169). Brasília: CONASS. http://dx.doi.org/10.29327/561261.1-16.

Salazar, Ligia. (2009). Desafíos metodológicos, políticos y éticos de la evaluación. In Ligia de Salazar (Ed.), Efectividad en Promoción de la Salud y Salud Pública: Reflexiones sobre la práctica em América Latina y propuestas de cambio (pp. 129-135). Santiago de Cali, Colômbia: Programa Editorial Universidade del Valle.

Santos, Elizabeth M., Cardoso, Gisela C. P., Oliveira, E. A. (2023). Avaliação baseada em teorias: Um pouco de história, os objetos, os atores, suas práticas e seus desafios. In Elizabeth M. Santos, Gisela C. P. Cardoso & Egléubia A. Oliveira (Eds.), Aprendendo Avaliação: Modelos e métodos aplicados (pp. 33-66). Rio de Janeiro, RJ: CEBES.

Scheirer, Mary Ann. (1987). Program theory and implementation theory: Implications for evaluators. New Directions for Program Evaluation, 1(33), 59-76. http://dx.doi.org/10.1002/ev.1446

Weiss, Carol H. (1988). Understanding the program. In Editor Weiss, CH (Ed.), Evaluation (pp. 46-71). EUA: Prentice Hall.

Weiss, Carol H. (1997). Theory-based evaluation: Past, present and future. New Directions for Evaluation, Special Issue, 41-55. San Francisco, CA: Jossey-Hass.

Weiss, Carol. (1998). Evaluation: methods for studying programs and policies (2nd ed.). Upper Saddle River, N.J: Prentice Hall.


Submetido em:
14/09/2023

Aceito em:
18/09/2023

65537903a95395529d2092e2 rbaval Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections