Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbaval202312027
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Relato de experiência

PROA INDEX: Avaliação fidedigna na formação profissional online de jovens

Alini Dal Magro, João Paulo Bittencourt

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Resumo

O relato apresenta uma proposta de avaliação baseada em competências denominada PROA Index, adotada em um programa de formação online ofertada pelo Instituto PROA. Em 2020, foi lançada a Plataforma PROA, a fim de preparar jovens em todo o território brasileiro para que ingressem no mercado de trabalho. Na Plataforma, o acompanhamento do desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais dos jovens é aspecto fundamental. O Instituto PROA precisava expandir seu impacto, mantendo a proximidade com o jovem e garantindo às empresas parceiras que as competências necessárias aos jovens seriam desenvolvidas. Foi desenvolvida uma arquitetura pedagógica que propiciasse avaliação baseada em competências, metodologias inovativas, conteúdos interativos e alinhados ao perfil dos estudantes. Neste cenário, foi proposto o PROA Index. A avaliação baseada em competências PROA Index propiciou estratégias e métricas para diagnosticar, desenvolver crenças de autoeficácia, avalizar a competência do aluno ao empregador e ofereceu bases para a escalabilidade.

Palavras-chave

Avaliação baseada em competências. Formação online. Competências técnicas e socioemocionais

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Submetido em:
11/04/2023

Aceito em:
29/08/2023

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