Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbaval202312021
Revista Brasileira de Avaliação
Artigo de opinião

Três desafios em avaliação e monitoramento da inclusão produtiva

Vinícius de Oliveira Botelho

Downloads: 0
Views: 370

Resumo

Este artigo apresenta e discute três grandes desafios das estratégias de avaliação e monitoramento dos programas de inclusão produtiva: a definição de trajetórias de superação da pobreza, a coleta de dados de habilidades e oportunidades e o monitoramento dinâmico dos indicadores finalísticos. Ao fim, o artigo discute algumas oportunidades que ajudam a superar esses e outros desafios no campo do monitoramento e avaliação da inclusão produtiva.

Palavras-chave

Inclusão produtiva. Avaliação e monitoramento. Pobreza

Referências

Abebe, Girum, Caria, Stefano, Fafchamps, Marcel, Falco, Paolo, Franklin, Simon, & Quinn, Simon. (2021). Anonymity or distance? Job search and labour market exclusion in a growing African city. The Review of Economic Studies, 88(3), 1279-1310. http://dx.doi.org/10.1093/restud/rdaa057

Altmann, Steffen, Falk, Armin, Jäger, Simon, & Zimmermann, Florian. (2018). Learning about job search: A field experiment with job seekers in Germany. Journal of Public Economics, 164, 33-49. http://dx.doi. org/10.1016/j.jpubeco.2018.05.003

Araujo, Caridad, Bosch, Mariano, & Schady, Norbert. (2018). Can cash transfers help households escape an intergenerational poverty trap? In Christopher Barrett, Michael Carter & Jean-Paul Chavas (Orgs.), The economics of poverty traps (pp. 357-382). Chicago: University of Chicago Press.

Banerjee, Abhijit, & Duflo, Esther. (2012). Poor economics: A radical rethinking of the way to fight global poverty. Nova York: PublicAffairs. Bastagli, Francesca, Hagen-Zanker, Jessica, Harman, Luke, Barca, Valentina, Sturge, Georgina, Schmidt,

Tanja, & Pellerano, Luca. (2016). Cash transfers: What does the evidence say? A rigorous review of programme impact and of the role of design and implementation features. Londres: ODI.

Belot, Michèle, Kircher, Philipp, & Muller, Paul. (2019). Providing advice to jobseekers at low cost: An experimental study on online advice. The Review of Economic Studies, 86(4), 1411-1447. http://dx.doi. org/10.1093/restud/rdy059

Brasil. (2017). Programas sociais de primeira infância: Experiências brasileiras e internacionais. Cadernos de Estudos, (28), 49-57.

Brasil. (2018a). Pronatec: Uma análise crítica sobre três avaliações de impacto. Cadernos de Estudos, (30), 35-47.

Brasil. (2018b). Talentos escondidos: Os beneficiários do Bolsa Família medalhistas das Olimpíadas de Matemática. Cadernos de Estudos, (30), 25-33.

Chetty, Raj, Hendren, Nathaniel, & Katz, Lawrence. (2016). The effects of exposure to better neighborhoods on children: New evidence from the Moving to Opportunity Experiment. The American Economic Review, 106(4), 855-902. PMid:29546974. http://dx.doi.org/10.1257/aer.20150572

Duncan, Greg, Brooks-Gunn, Jeanne, & Klebanov, Pamela. (1994). Economic deprivation and early child development. Child Development, 65(2), 296-318. PMid:7516849. http://dx.doi.org/10.2307/1131385

Fiszbein, Ariel, & Schady, Norbert. (2009). Conditional cash transfers: Reducing present and future poverty. Washington, DC: World Bank. http://dx.doi.org/10.1596/978-0-8213-7352-1

Heckman, James, Moon, Seong, Pinto, Rodrigo, Savelyev, Peter, & Yavitz, Adam. (2010). The rate of return to the HighScope Perry Preschool Program. Journal of Public Economics, 94(1-2), 114-128. PMid:21804653. http://dx.doi.org/10.1016/j.jpubeco.2009.11.001

Millán, Teresa, Barham, Tania, Macours, Karen, Maluccio, John, & Stampini, Marco. (2019). Long-term impacts of conditional cash transfers: Review of the evidence. The World Bank Research Observer, 34(1), 119-159. http://dx.doi.org/10.1093/wbro/lky005

Mühlböck, Monika, Kalleitner, Fabian, Steiber, Nadia, & Kittel, Bernhard. (2022). Information, reflection, and successful job search: A labor market policy experiment. Social Policy & Administration, 56(1), 48-72. http://dx.doi.org/10.1111/spol.12754


Submetido em:
27/02/2023

Aceito em:
04/07/2023

64d4edfaa95395663b3d94d2 rbaval Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections