Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbaval202312018
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Artigo original

Vulnerabilidade social e as avaliações de programas de inclusão produtiva

Rafael Camelo, Isadora Castanhedi

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Resumo

Este artigo discute como o contexto em que os jovens vulneráveis brasileiros vivem pode influenciar as decisões de monitoramento e avaliação de programas de inclusão produtiva voltadas a este público. Para subsidiar a discussão analisamos os dados de uma pesquisa, qualitativa e quantitativa, com estudantes de 9º ano do ensino fundamental e 1º ano de ensino médio de escolas públicas. Os resultados nos permitem concluir que esse perfil de jovens parte de um contexto de pouca ou nenhuma informação e apoio para o planejamento de suas escolhas profissionais. Com isso, as escolhas desses jovens ao final do ensino médio tendem a ser mais guiadas por urgências do que por planejamento. A partir desses resultados discutimos como as decisões de avaliação em programas de inclusão produtiva voltados para jovens, desde a escolha dos indicadores até o timing da coleta de dados, pode ser pensada à luz do contexto de seus beneficiários.

Palavras-chave

Juventude. Política educacional. Inclusão produtiva

Referências

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Submetido em:
17/03/2023

Aceito em:
12/07/2023

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