Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbaval202312008
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Artigo original

Inclusão produtiva de jovens: Avaliação de egressos do Aprendiz Legal

Melina Klitzke, Rosalina Soares, Tayná Mendes, Felipe Santos

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Resumo

Os objetivos deste artigo consistem em apresentar alguns resultados da avaliação de impacto do programa Aprendiz Legal na inclusão produtiva de seus egressos no mercado de trabalho formal brasileiro quanto às dimensões de inserção e permanência, e analisar a contribuição do programa na trajetória profissional e educacional na visão dos egressos. Para avaliação de impacto foram utilizadas duas bases de dados. A primeira é oriunda das organizações parceiras da instituição criadora do programa Aprendiz Legal, que contém informações sobre os egressos de 2014 a 2018; a segunda é a Relação Anual de Informações Sociais identificada (RAIS) dos anos de 2015 a 2019. Para o estudo do impacto, foram criados dois grupos controles e realizado modelos multivariados de efeitos fixos. Para atingir o segundo objetivo, foi efetuado um survey amostral com os egressos do Aprendiz Legal do ano de 2018.

Palavras-chave

Avaliação de impacto. Inclusão produtiva. Juventudes. Lei da Aprendizagem

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Submetido em:
01/03/2023

Aceito em:
03/05/2023

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