Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbaval202211039
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Artigo original

Cuidados em saúde na formação farmacêutica: Qualidade percebida pelos egressos

Augusto Santana Palma Silva, Paulo Fernandes Saad, Luís Alberto Valotta

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Resumo

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior visa avaliar as Instituições de Ensino Superior, cursos e desempenho discente, este último na perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais que, espera-se, assegurarão um perfil de egresso apto ao atendimento das necessidades vigentes, contexto que demanda processos de acompanhamento de egressos. Estudos envolvendo avaliação por egressos farmacêuticos não abordam as atuais diretrizes, representando lacunas relacionadas aos níveis de (in)satisfação envolvidos - passíveis de determinação através do Modelo Kano, ferramenta de Gestão de Qualidade. Avaliaram-se, via questionários online, as competências do eixo Cuidado em Saúde das atuais diretrizes, encaminhados a 307 farmacêuticos de uma Universidade Pública Federal. Questões complementares abordaram o acesso e a importância atribuída às competências. Prevalência para competências com classificação Unidimensional (presença gera satisfação e ausência gera insatisfação) e com contribuição significativa na atuação. A estratégia, inédita para o curso, mostrou-se viável, representando metodologia em sintonia a modelos formativo-emancipatórios de avaliação.

Palavras-chave

Farmácia. Modelo Kano. Diretrizes Curriculares Nacionais. Egresso.

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Submetido em:
01/07/2022

Aceito em:
29/08/2022

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