Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbaval202211020
Revista Brasileira de Avaliação
Artigo de opinião

Por uma meta-avaliação sem metafísica

Juarez Pereira Furtado

Downloads: 0
Views: 817

Resumo

Neste ensaio, consideramos as fronteiras entre os campos corporativo e científico e seus desdobramentos na realização de meta-avaliações. As diferenças nas perspectivas da área profissional e aquelas de ordem epistemológica necessitam ser levadas em conta e suas interações e limitações efetivamente consideradas ao avaliarmos avaliações. Argumentamos sobre a necessidade de: retomar o uso de métodos empíricos em meta-avaliações; incluir parâmetros de qualidade ligados às especificidades dos casos abordados; refletir sobre a insuficiência dos guias deontológicos na análise de avaliações feitas. Finalmente, é apontada a importância de meta-avaliações que impulsionem a área no enfrentamento de dominações presentes na atualidade sob os mais diferentes eufemismos.

Palavras-chave

Meta-avaliação. Avaliação de programas e serviços. Avaliação em Saúde

Referências

American Evaluation Association – AEA. (2020). AEA - American Evaluation Association: Guiding Principles for Evaluators. Recuperado 11 de março de 2020, de https://www.eval.org/About/Guiding-Principles#:~:text=The%20Guiding%20Principles%20reflect%20the,Principles%20are%20 interdependent%20and%20interconnected. 

Brousselle, Astrid, Champagne, François, Contandriopoulos, André-Pierre, & Hartz, Zulmira. (Orgs.), (2011). Avaliação: Conceitos e métodos. Rio de Janeiro: Fiocruz.

Bundi, Pirmin, Frey, Kathrin, & Widmer, Thomas. (2021). Does evaluation quality enhance evaluation use?. Evidence & Policy: A Journal of Research, Debate and Practice, 17(4), 661-687.

Cook, Thomas D., & Gruder, Charles L. (1978). Metaevaluation research. Evaluation Quarterly, 2(1), 5-51. Cooksy, Leslie J., & Caracelli, Valerie J. (2009). Metaevaluation in practice: Selection and application of criteria. Journal of Multidisciplinary Evaluation, 6(11), 1-15.

Furtado, Juarez Pereira, Laperrière, Hélène, & Silva, Rogério Renato. (2014). Participação e interdisciplinaridade: Uma abordagem inovadora de meta-avaliação. Saúde em Debate, 38(102), 468-481.

Machado, Maria Helena. (1995). Sociologia das profissões: Uma contribuição ao debate teórico. In Maria Helena Machado (Org.), Profissões de saúde: Uma abordagem sociológica (pp. 13-33). Rio de Janeiro: Fiocruz.

Marceau, Richard, & Sylvain, Francine. (2022). La terminologie de l’évaluation. In Linda Rey, Jean Serge Quesnel, & Vénétia Sauvain (Orgs.), L’évaluation en contexte de développement: Enjeux, approches et pratiques (pp. 37-56). Montreal: Les Éditions JFD.

Martins, Ludson Rocha. (2019). Teoria das profissões, marxismo e Serviço Social. Temporalis, 19(37), 45-64.

Orata, Pedro T. (1940). Evaluating evaluation. The Journal of Educational Research, 33(9), 641-661.

Organization for Economic Co-operation and Development – OECD. (2010). Quality Standards for Development Evaluation. Berlin: OECD Publications Centre.

Prairat, Eirick. (2007). L’orientation déontologique. Les Sciences de l’Education pour l’Ere Nouvelle, 40(2), 95-113.

Rego, Sergio, Palácios, Marisa, & Siqueira-Batista, Rodrigo. (2009). Bioética para profissionais da saúde. Rio de Janeiro: FIOCRUZ.

Rodrigues, Maria de Lurdes. (2002). Sociologia das profissões. Oeiras: Celta Editora.

Rodríguez Bilella, Pablo, Valencia, Sergio Martinic, Alvarez, Luis Soberón A., Klier, Sarah Desirée, Guzmán Hernández, Ana Luisa, & Tapella, Esteban. (2016). Diretrizes para avaliação para a América Latina e o Caribe. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: ReLAC.

Scriven, Michel. (1969). An introduction to meta-evaluation. Educational Product Report, 2(5), 36-38.

Scriven, Michel. (2005). Metaevaluation. In Sandra Mathison (Org.), Encyclopedia of evaluation. Thousand Oaks: Sage.

Scriven, Michel. (2009). Meta-evaluation revisited. Journal of Multidisciplinary Evaluation, 6(11), iii-viii.

Silva, Rogério Renato, Joppert, Márcia Paterno, Gasparini, Max Felipe Vianna. (Orgs.). (2020). Diretrizes para Prática de Avaliações no Brasil. Rio de Janeiro: Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação.

Stufflebeam, Daniel L. (1978). Meta evaluation: an overview. Evaluation & the Health Professions, 1(1), 17-43.

Stufflebeam, Daniel L. (2001). The metaevaluation imperative. The American Journal of Evaluation, 22(2), 183-209.

Zúñiga, R. (2000). La evaluación comunitaria: Contextos éticos y políticos. Cuadernos de Trabajo Social, 13, 211-229.


Submetido em:
30/06/2022

Aceito em:
30/06/2022

62d94fbaa953950f090ba195 rbaval Articles
Links & Downloads

Revista Brasileira de Avaliação

Share this page
Page Sections