Desafios contemporâneos da avaliação em saúde: A trajetória reflexiva de Oswaldo Yoshimi Tanaka
Marco Akerman
Resumo
Quem trabalha com avaliação precisa o exercício de para que e para quem estamos fazendo avaliação. Assim, para que a avaliação influencie políticas de saúde, será importante considerar que não basta um bom método e análise estatística robusta. Essas podem facilitar a publicar o artigo científico, mas sem necessariamente influenciar a tomada de decisão. “Enquanto estiver na ativa, quero constantemente problematizar para que e para quem está servindo a avaliação”. Com graduação Medicina pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado (1983) doutorado (1988) e livre-docência (1994) em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, Oswaldo Tanaka é professor titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP desde 2003. Membro do GT de Monitoramento e Avaliação da ABRASCO, Tanaka tem se dedicado à pesquisa e à docência no campo da avaliação de política e gestão em saúde. Nesta entrevista o professor lembra sua trajetória para se tornar um avaliador e aborda alguns dos principais desafios da prática da avaliação.
Palavras-chave
Referências
Keith, Rosalind E., Crosson, Jesse C., O’Malley, Ann S., Cromp, DeAnn, & Taylor, Erin Fries. Using the Consolidated Framework for Implementation Research (CFIR) to produce actionable findings: a rapid-cycle evaluation approach to improving implementation. Science. 2017;12:15. Recuperado em 1 de abril de 2020, de https://implementationscience.biome dcentral.com/articles/10.1186/s13012-017-0550-7.
Submetido em:
19/01/2022
Aceito em:
20/01/2022