Relato de percurso metodológico multidimensional na escola Alan Pinho Tabosa
Talita Feitosa de Moisés Queiroz, Verônica Salgueiro do Nascimento
Resumo
Este estudo apresenta o relato de um exercício investigativo a partir de pressupostos da avaliação em profundidade, na realização de pesquisa de mestrado em curso na Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa (Pentecoste-CE). A escola surgiu de uma peculiar parceria entre a Universidade Federal do Ceará, a Secretaria Estadual de Educação e o Movimento Prece. Tendo em vista a complexidade de tal tessitura, optou-se pela avaliação em profundidade por esta apresentar dimensão epistemológica multidimensional e experiencial, explícito compromisso ético-político e etapas metodológicas multianalíticas que delineiam contexto, conteúdo, trajetória institucional e espectro temporal-territorial dos sujeitos que utilizam a política. Dessa forma, indica uma perspectiva avaliativa multidimensional para o fortalecimento das políticas públicas, tão necessária aos desafios presentes.
Palavras-chave
Referências
Andrade Neto, Manoel, Avendaño, Arneide Andrade, & Queiroz, Talita Feitosa Moisés. (2019). Guia Prático para Elaboração de Planos de Aula em Aprendizagem Cooperativa e Solidária – Técnica de Transição Metodológica – ETMFA. Fortaleza: Instituto Coração de Estudante.
Andrade Neto, Manoel. (2018). Pelos que ficaram pra trás e para os que estiveram comigo: Narrativa autobiográfica do Professor Manoel Andrade Neto, um matuto sonhador. Memorial para obtenção do título de Professor Titular do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. (texto não publicado).
Andrade, Ana Maria Teixeira. (2019). Narrativas de vida e formação de estudantes e lideranças do Programa de Educação em Células Cooperativas (Tese de doutorado). Recuperado em 28 fevereiro de 2020, de http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49549
Barbosa, Marília Studart. (2016). Relações entre os valores do Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE) e os valores pessoais de seus participantes (Dissertação de mestrado). Recuperado em 28 de fevereiro de 2020, de http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21860.
Bitu, Corina Bastos. (2014). Aprendizagem Cooperativa: Uma Análise da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa (Dissertação de mestrado). Recuperado em 28 de fevereiro de 2020, de http://www.mestrado.caedufjf.net/wp-content/uploads/2014/12/CORINA-BASTOS-BITU.pdf. Bourdieu, Pierre. (1989). Introdução a uma sociologia reflexiva. In Pierre Bourdieu. O poder simbólico. Lisboa: DIFEL.
Brand. (2020). Transformadoras.com.br. Recuperado em 4 março de 2020, de transformadoras.com.br
Brasil. (2007a). Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB (Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília. Recuperado em 28 de fevereiro de 2020, de http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm
Brasil. (2007b). Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI (Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília. Recuperado em 22 julho de 2021, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/ decreto/d6096.htm
Brasil. (2007c). Dispões sobre Brasil Profissionalizado (Decreto nº 6.302, de 12 de dezembro de 2007). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília. Recuperado em 28 fevereiro de 2020, de http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6302.htm
Brasil. (2010, julho 20). Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES (Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília. Recuperado em 20 de fevereiro 2020, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm
Brasil. (2012). Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências (Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília. Recuperado em 26 de agosto de 2020, de http://portal. mec.gov.br/cotas/docs/lei_12711_29_08_2012.pdf
Brasil. (2014). Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências (Lei n° 13.005/2014). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília. Recuperado em 22 julho de 2020, de http://pne. mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014.
Calixtre, André, & Fagnani, Eduardo. (2017, Maio). A política social e os limites do experimento desenvolvimentista (2003-2014) (No. 295, Texto para Discussão). Campinas: Instituto de Economia da UNICAMP. Recuperado em 17 de fevereiro de 2021, de https://www.ncst.org.br/images_news/files/ conteudo-anexado.pdf
Carvalho, Alba Maria Pinho de, Milanez, Bruno, & Guerra, Eliana Costa. (2018). Rentismo-neoextrativismo: a inserção dependente do Brasil nos percursos do capitalismo mundializado (1990-2017). In: Raquel Maria Rigotto, Ada Cristina Pontes Aguiar, & Lívia Alves Dias Ribeiro (Orgs.), Tramas para a justiça ambiental: Diálogo de saberes e práxis emancipatória. Fortaleza: Edições UFC.
Carvalho, Alba Maria Pinho, & Gussi, Alcides Fernando. (2011, março). Perspectivas contemporâneas em avaliação de políticas públicas (Mesa redonda). In Seminário MAPP. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará. Auditório José Albano.
Carvalho, Frank Viana, & Andrade Neto, Manoel. (2019). Metodologias Ativas: Aprendizagem cooperativa, PBL e pedagogia de Projetos. São Paulo: República do Livro.
Castro, Lúcia Rabelo. (2006). Admirável Mundo Novo: a cadeia das gerações e as transformações do contemporâneo. In: Dominique Colinvaux, Luci Banks Leite & Débora Dalbosco Dell’Aglio (Orgs.), Psicologia do desenvolvimento: Reflexos e práticas atuais. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Ceará. Governo do Estado. (2008, dezembro 23). Dispõe sobre a criação das Escolas Estaduais de educação profissional – EEEP, no âmbito da Secretaria de Educação, e dá outras providências (Lei nº 14.273, de 19 de dezembro de 2008). Diário Oficial do Estado, Fortaleza.
Cruz, Danielle Maia. (2019). Enfoques contra-hegemônicos e pesquisa qualitativa: desafios da avaliação em profundidade em políticas públicas. AVAL Revista Avaliação de Políticas Públicas, 1(15), 161-173.
Dagnino, Evelina. (2002). Sociedade Civil, Espaços Públicos e a Consolidação Democrática no Brasil: limites e possibilidades. In Evelina Dagnino. Sociedade Civil e Espaços Públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra.
Denzin, Norman Kent; Lincoln, Yvonna Senssions. (2012). Controversias paradigmáticas, contradicciones y confluências emergentes. In: Denzin, Norman Kent & Lincoln, Yvonna Senssions. Paradigmas y perspectivas en disputa: Manual de investigación cualitativa (Vol. 2). Buenos Aires: GEDISA editorial.
Gonçalves, Alícia Ferreira. (2008). Políticas públicas, etnografia e a construção dos Indicadores socioculturais. AVAL Revista Avaliação de Políticas Públicas, 1(1), 17-27.
Gussi, Alcides Fernando (2014). Avaliação de políticas públicas sob uma perspectiva antropológica. In: Valente, Heloísa de Araújo; Prados, Rosália Maria Netto. Schimidit, Cristina. (Org.). A música como negócio. São Paulo: Letra e Voz.
Gussi, Alcides Fernando, & Oliveira, Breynner Ricardo de. (2015) Discutindo paradigmas contrahegemônicos de avaliação de políticas públicas. In: Anais do 1º Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas. Brasília: Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas. Jannuzzi, Paulo de Martino. (2016). Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais: Uma introdução aos conceitos e técnicas. Campinas: Alínea.
Kuhn, Thomas Samuel. (2013). A prioridade dos paradigmas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva.
Leão, Dóris Sandra Silva. (2019). Avaliação da proposta da aprendizagem cooperativa como estratégia teórico-metodológica para melhorar o ensino-aprendizagem: Estudo de caso em uma escola estadual de educação profissional do Ceará (Tese de doutorado). Recuperado em 28 fevereiro de 2020, de http://www. repositorio.ufc.br/handle/riufc/46018.
Lejano, Raul Perez. (2011). Parâmetros para análise de políticas públicas: A fusão de texto e contexto. Campinas: Editora Arte Escrita.
Matos, Catarina da Graça Almeida. (2018) Aprendizagem cooperativa em sala de aula na EEEP Alan Pinho Tabosa-CE e sua relação com uma cultura de paz, sob a ótica das juventudes. 2018 (Dissertação de mestrado). Recuperado em 27 de julho de 2021, de http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39000.
Mészáros, István. (2011). Para além do capital: Rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo.
Morin, Edgar. (2003). Educar na era planetária: O pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza. São Paulo: Cortez.
Paulani, Leda Maria. (2012) A inserção da economia brasileira no cenário mundial: uma reflexão sobre a situação atual à luz da história. In: Boletim de economia e política internacional/Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais. n.10, Abr.|Jun. 2012.
Ribeiro, Tony Wérison de Sousa Ramos. (2018). Capital social e participação política: A experiência de empoderamento cidadão de egressos da rede de associações do PRECE/CE (Dissertações de mestrado). Recuperado em 28 fevereiro de 2020, de http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43212
Rodrigues, Francisco Antônio Alves. (2007). Instituto Coração de Estudante: Educação e mudanças sociais, políticas e culturais em comunidades rurais em Pentecoste-CE (Dissertação de mestrado). Recuperado em 26 julho de 2021, de http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3140
Rodrigues, Lea Carvalho (2014). Por uma Avaliação em Profundidade de Políticas e Programas Sociais: Diálogos com Experiências de Pesquisa. In: Arcoverde, Ana Cristina Brito (Org.). Dimensões, Interfaces e Práticas de Avaliação de Políticas Públicas. 1 ed. Recife: Editora Universitária da UFPE.
Rodrigues, Lea Carvalho. (2016). Método experiencial e avaliação em profundidade: Novas perspectivas em políticas públicas. Revista Desenvolvimento em Debate, 4(1), 103-155.
Silva, Maria Ozanira da Silva e. (2012) Construindo uma proposta metodológica participativa para desenvolvimento da pesquisa avaliativa: uma contribuição da teoria crítica para a prática do Serviço Social. Textos & Contextos. v. 11, n. 2, p. 222 - 233, ago./dez.
Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará – SINTUFCE. (2019). Professor Custódio Almeida obtém maioria dos votos em consulta à comunidade universitária para escolha de reitor da UFC. Recuperado em 9 de maio de 2021, de https://www.sintufce.org.br/noticias/909-professor-custodioalmeida-obtem-maioria-dos-votos-em-consulta-a-comunidade-universitaria-para-escolha-de-reitor-da-ufc
Universidade Federal do Ceará – UFC. EIDEIA – Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica. (2018). Prece divulga resultado final da seleção para a Jornada Formativa 2018. Recuperado em 25 de agosto de 2020, de https://eideia.ufc.br/pt/prece-divulga-resultado-final-da-selecao-para-ajornada-formativa-2018/
Videocamp. (2020). Sementes da educação (Série documental). Recuperado em 25 de agosto de 2020, de https://www.videocamp.com/pt/movies/ep-9-sementes-da-educacao-eeep-alan-pinho-tabosa
YouTube. (2019). Educação - Programa de Estímulo e Cooperação na Escola [Vídeo]. Recuperado em 28 de fevereiro de 2019, de https://www.youtube.com/watch?v=52NhjjAVY2U
Submetido em:
27/07/2021
Aceito em:
02/08/2021