Revista Brasileira de Avaliação
https://rbaval.org.br/article/doi/10.4322/rbaval202110005
Revista Brasileira de Avaliação
Artigo original

Por um antimanual de avaliação de políticas públicas

Rosana de Freitas Boullosa, Breynner Ricardo de Oliveira, Edgilson Tavares de Araújo, Alcides Fernando Guss

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Resumo

Este artigo problematiza a avaliação como campo de estudos e práticas, no Brasil, a partir da noção de campo científico de Bourdieu (1983, 2004). A avaliação se apresenta com densidade crescente, embora fragmentada, sujeita às suas próprias demandas, com repertórios de ação e gramáticas de justificação que ainda precisam ser ampliados. Apesar dos esforços em torno da profissionalização e do fortalecimento de redes nacionais e internacionais, predominam lógicas avaliativas centradas no plano metodológico, baseadas, em sua maioria, em prescrições contidas em manuais. Isso gera limitada reflexividade e consequências para seus próprios processos de aprendizagem, inclusive no contexto da chamada pósverdade. Propomos uma interpretação crítica da atual configuração do campo, centrada, também, no plano epistemológico e não apenas no metodológico. Argumentamos a necessidade de um exercício axiológico de posicionalidade normativo-valorativa, de maneira intersubjetiva e relacional, entre avaliadores(as) e avaliado(as), em uma lógica que chamamos de antimanual de avaliação.

Palavras-chave

Campo da avaliação. Valores. Reflexividade. Posicionalidade. Políticas públicas.

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Submetido em:
16/11/2020

Aceito em:
15/12/2020

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